Revista Voto

BRASIL DE IDEIAS MULHERES

EVENTO PROMOVIDO PELO GRUPO VOTO CONTOU COM LÍDERES DOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO

- por tatiana sócrates

PROTAGONIS­MO FEMININO É DESTAQUE EM ENCONTRO DE EMPRESÁRIA­S E PRESIDENTE

UM um almoço entre o presidente Jair Bolsonaro e cerca de 50 empresária­s, organizado pelo Grupo VOTO, no mês de abril, em São Paulo (SP), ressaltou o protagonis­mo feminino no mundo dos negócios, com a troca de ideias sobre o futuro do Brasil na pós-pandemia e maneiras de unir o setor público à iniciativa privada. O evento é parte do movimento Brasil de Ideias, que promove o encontro de representa­ntes do governo com grandes nomes do empreended­orismo nacional.

Participar­am os ministros Paulo Guedes (Economia), Fábio Faria (Comunicaçõ­es), Tarcísio de Freitas (Infraestru­tura), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), General Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucio­nal), o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães.

Na abertura do encontro, a CEO do Grupo VOTO, Karim Miskulin, destacou a importânci­a do diálogo entre dirigentes do poder público com o empresaria­do, para fazer o Brasil avançar. Ela lamentou todas as vidas perdidas durante a pandemia e frisou a relevância da participaç­ão feminina no universo empresaria­l e na política, principalm­ente para juntar forças e contribuir para o desenvolvi­mento do país.

“Acreditamo­s que, a partir de encontros como este, que inclui mulheres no centro do Poder, conseguimo­s avançar em pautas estruturan­tes, além de somar experiênci­as, trocar ideias para tomadas consciente­s de decisão. Não queremos privilégio­s. Pelo contrário. Queremos igualdade, em todos os sentidos”, afirmou.

Para a médica e empresária Dulce Pugliesi, uma das fundadoras da Amil, além das reformas estruturan­tes e do custo Brasil, o que todos desejam é mais atenção para o desenvolvi­mento e a inclusão. “Pedimos um olhar atento para as diferenças de oportunida­des. E isso tudo é o que eu vejo aqui hoje, dentro desta sala”, disse, cercada por outras mulheres do mundo empresaria­l.

Ao longo do evento, Bolsonaro conversou com todas as participan­tes e ressaltou o papel da presença feminina no mercado de trabalho, sobretudo na política. O presidente e os ministros também respondera­m perguntas das convidadas sobre temas econômicos, políticos e da agenda nacional.

O presidente disse ainda que, diante da política do isolamento, a destruição de empregos foi enorme, porém, devido às ações do governo, o Brasil conseguiu terminar 2020 com mais postos de trabalho, se comparado a 2019. No ano passado, a ajuda do governo, por meio do auxílio emergencia­l, chegou a quase R$ 300 bilhões.

Paulo Guedes relembrou que a imunização contra a Covid-19 é prioridade para a gestão atual. “Vamos fazer a vacinação em massa, mas, ao mesmo tempo, deixar o povo trabalhar”, complement­ou. Ele revelou que, em breve, o governo lançará um programa para cerca de 40 milhões de brasileiro­s tidos como “invisíveis”, por atuarem no mercado informal e não terem, nem mesmo, conta em banco.

Ao ser questionad­a sobre apoio para as empresas, a ministra Flávia Arruda lembrou que a Medida Provisória 936, que trata a flexibiliz­ação trabalhist­a, já está em vigor. Segundo ela, a chamada MP do Bem vai amparar muitas famílias. Flávia exaltou as empresária­s presentes no almoço como mulheres que geram emprego e renda. “A MP vai ajudar na manutenção dos empregos, que é o que mais importa neste momento”, reforçou.

O ministro da Infraestru­tura, Tarcísio de Freitas, falou sobre o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que aconteceu na mesma data que o almoço, na B3 (Bolsa de Valores oficial do país), em São Paulo, e deve criar 46 mil vagas de emprego. “Depois da pandemia, nós temos que gerar emprego. Temos que pensar nisso todos os dias, todos os momentos, e a infraestru­tura é, sem dúvida, uma das alavancas”, reiterou.

O ciclo de eventos Brasil de Ideias acontece nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O objetivo dos encontros é fomentar a saudável relação entre o setor público e o privado, bem como aprofundar discussões que potenciali­zem o desenvolvi­mento social e econômico do país.

 ??  ??
 ??  ?? Brasil de Ideias Mulheres recebe o presidente Jair Bolsonaro
Brasil de Ideias Mulheres recebe o presidente Jair Bolsonaro
 ??  ?? Grupo de empresária­s em almoço com o presidente
Grupo de empresária­s em almoço com o presidente
 ??  ?? Flávia Arruda, secretária de Governo da Presidênci­a da República
Flávia Arruda, secretária de Governo da Presidênci­a da República
 ??  ?? Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil