Revista Voto

MARCO ANTÔNIO BEZERRA CAMPOS

- MARCO ANTÔNIO BEZERRA CAMPOS Advogado e cinéfilo. Foi presidente do Clube de Cinema de Porto Alegre por 18 anos e é editor do O Cinemarco (www.cinemarcob­log.net)

UM MUSICAL MODERNO ABORDA TEMAS ATUAIS EM NOVA IORQUE

Gostei muito de Em um bairro de Nova Iorque (In the Heights), o bastante aguardado filme de Jon M. Chu, a partir do musical da Broadway criado pelo ultracompe­tente Lin- Manuel Miranda (Hamilton).

In the Heights é uma adaptação cinematogr­áfica primorosa sobre as histórias do bairro latino de Washington Heights, em Nova Iorque. Costa-riquenhos, panamenhos, mexicanos, cubanos e latinos de todas as origens trazem seus sonhos de vida para a Big Apple. Muitos, claro, não conseguem realizá-los.

Usnavy, o dono de uma pequena bodega de esquina (Anthony Ramos, ótimo), é perdidamen­te apaixonado por uma cabeleirei­ra do bairro que sonha em ser estilista, papel de Melissa Barrera (a incrível atriz mexicana de Vida).

O filme desfila um sem-número de tipos maravilhos­os, como a Abuela de todos (Olga Merediz), o dono do serviço de táxis local (Jimmy Smits), que realizou o sonho de enviar a filha (Leslie Grace) para estudar em Stanford, o vendedor de raspas de gelo saborizada­s (o próprio Lin-manuel Miranda, sempre ótimo) e o empregado apaixonado pela filha do chefe (Corey Hawkins).

O musical foi lançado em pleno governo Trump, quando latino era quase um palavrão, o que acrescenta um ar de coragem à obra de Miranda e Chu. Inclusão, diversidad­e, amizade, lealdade, parceria e oportunida­de são os temas de Em um bairro de Nova Iorque (In the Heights).

O gênero musical já criou clássicos memoráveis do cinema, como Cantando na Chuva, Alta Sociedade e West Side Story. Mais recentemen­te, gosto muito de La La Land.

No final de Em um bairro de Nova Iorque, chorei como criança. Este gênero parece que tem o dom de exacerbar nossas emoções. Com uma mensagem das mais lindas (e atuais), o filme é muitíssimo emocionant­e.

Recomendo demais assistir a In the Heights. Acho que Miranda acertou em cheio outra vez e conseguiu fazer um filme que estará nas antologias futuras sobre musicais do nosso tempo. Assim como o extraordin­ário Hamilton.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil