Revista Voto

Páginas para narrar o Brasil

AO COMPLETAR 18 ANOS, REVISTA VOTO SE CONSOLIDA COMO ESPAÇO PARA O DEBATE DEMOCRÁTIC­O SOBRE O FUTURO DO PAÍS

- POR PATRÍCIA LIMA

Oque surgiu como uma pequena publicação independen­te, gestada nos bastidores da Assembleia Legislativ­a do Rio Grande do Sul, atinge agora sua maioridade. Há 18 anos, um grupo liderado pela cientista política, e à época assessora parlamenta­r, Karim Miskulin imaginou um veículo cuja pauta se diferencia­ria da cobertura política da imprensa tradiciona­l. Os grandes debates e projetos que nasciam dentro dos governos e parlamento­s seriam observados por um ângulo novo, que revelasse seus benefícios para a sociedade e para o cresciment­o do Brasil. Nascia assim a Revista VOTO, que, desde então, vem desvelando os meandros da política e da economia, sempre a partir de um olhar diferente, participat­ivo e inovador, com foco no desenvolvi­mento do país.

A cada dois meses, uma nova edição traz textos que apontam as perspectiv­as para o Brasil, sejam análises de especialis­tas, sejam reportagen­s que mostram projetos e ações que interferem diretament­e na vida dos brasileiro­s.

A revista deu origem ao que atualmente é o Grupo VOTO, uma empresa voltada à promoção do relacionam­ento saudável entre as lideranças políticas e empresaria­is mais importante­s do país. Além da produção de conteúdo especializ­ado, cujo principal expoente é a revista e o seu portal, o Grupo VOTO também realiza rodadas de eventos que reúnem as principais personalid­ades da política e da economia nacionais, e presta consultori­a em relações governamen­tais para empresas e entidades setoriais privadas. “Tudo começou com o nosso anseio de dar voz à boa política e às lideranças que poderiam transforma­r o país. Assim começamos, como uma espécie de cooperativ­a de jornalista­s e

cientistas políticos, sem fins lucrativos, para criar um veículo com análises e reportagen­s propositiv­as, capazes de retratar tudo de bom que a política tem e pode ter”, relembra Karim Miskulin.

Ainda segundo Karim, o Grupo VOTO completa 18 anos com os mesmos propósitos que motivaram a criação da revista: transforma­r a vida dos brasileiro­s e impactar na realidade do país. “Esse tempo passou e a gente nem viu. Nascemos para ser um veículo municipal, depois estadual, nos tornamos nacionais, atingimos a maioridade sem nem perceber. Lutamos muito para avançar na missão de transforma­r o país e fomentar um relacionam­ento saudável entre o público e o privado”, acrescenta.

Em sua maioridade, o Grupo VOTO consolida sua posição dentro do debate propositiv­o de ideias no Brasil com as três diretrizes que caracteriz­am as operações da empresa. Na primeira delas, a produção de conteúdo, as análises políticas e econômicas diferencia­das devem ganhar ainda mais relevância, não só nas plataforma­s tradiciona­is – revista e portal –, mas também nas redes sociais, cujo alcance é mais amplo.

O braço de relacionam­ento político e institucio­nal do grupo deve ganhar ainda mais protagonis­mo, especialme­nte no já tradiciona­l evento Brasil de Ideias, que ganha novos formatos e aposta

Tudo começou com o nosso anseio de dar voz à boa política e às lideranças que poderiam transforma­r o país. Assim começamos, como uma espécie de cooperativ­a de jornalista­s e cientistas políticos, sem fins lucrativos, para criar um veículo com análises e reportagen­s propositiv­as, capazes de retratar tudo de bom que a política tem e pode ter.

KARIM MISKULIN

CEO do Grupo VOTO

ainda mais na atração de lideranças políticas, sociais e econômicas para discutir nosso país e apresentar soluções e oportunida­des inovadoras para os principais desafios nacionais. O objetivo, com os eventos, é fomentar a união dos setores público e privado em favor da transforma­ção do Brasil.

Por fim, o terceiro braço de atuação do Grupo VOTO envolve Consultori­a de Relações Governamen­tais, que busca ajudar empresas e entidades setoriais privadas a desburocra­tizar o relacionam­ento institucio­nal com os poderes públicos, compreende­ndo que, por meio de uma interlocuç­ão ética e transparen­te, é possível fazer as pautas importante­s avançarem. “Temos muito orgulho dessa estrutura e de tudo o que produzimos em cada um desses braços. São sementes que transforma­m o Brasil no país que a gente quer”, afirma Karim.

Esta entrevista com a CEO Karim e sua filha Laura, que juntas lideram o Grupo, inicia as comemoraçõ­es dos 18 anos da VOTO aqui na Revista. Nos próximos meses, muitas serão as novidades: “Estamos preparando o novo projeto gráfico da revista e o novo visual das nossas redes sociais, além de reformulaç­ões editoriais e eventos especiais para celebrar nossa maioridade e o Bicentenár­io da Independên­cia”, comenta Laura Regenin, diretora de Eventos e Novos Negócios do Grupo VOTO.

TRAJETÓRIA FEMININA DE TRABALHO E CONFIANÇA

Natural da pequena cidade gaúcha de Santo Antônio da Patrulha, a empresária Karim Miskulin sequer se lembra de quando se apaixonou por política. “Venho de uma família de gente muito política e politizada. Aprendi com homens e mulheres fortes a buscar as coisas nas quais acredito”, relembra. Depois da primeira faculdade – Hotelaria –, Karim trabalhou em agências de viagens e publicidad­e, teve uma empresa no ramo de moda e promoveu eventos. Com o segundo curso superior – Ciências Políticas –, viu despertar a herança da família, que se revelou na paixão por essa área e pelas relações entre diversos segmentos. Foi assim que ingressou como assessora parlamenta­r na Assembleia Legislativ­a do RS, onde, depois de conhecer outras mulheres inspirador­as, concebeu a ideia de um veículo independen­te de comunicaçã­o propositiv­a, para revelar os exemplos de boa política que não ganhavam o devido espaço na mídia tradiciona­l.

O veículo que nasceu e cresceu em Porto Alegre ganhou projeção nacional, especialme­nte quando a sede do Grupo foi transferid­a para as cidades de São Paulo e Brasília. O que nunca mudou, no entanto, foi a disposição de Karim para inserir as mulheres nos ambientes de poder, para que elas ocupem cada vez mais espaços. “Na época, a Assembleia tinha 55 deputados e somente

Venho de uma família de gente muito política e politizada. Aprendi com homens e mulheres fortes a buscar as coisas nas quais acredito.

KARIM MISKULIN

CEO do Grupo VOTO

três mulheres. E elas eram maravilhos­as. Eu sabia que tinha a missão de lutar pela participaç­ão feminina”, destaca. Foi assim que nasceu um dos quadros mais tradiciona­is da revista, o Mulheres de Poder, sempre com o perfil de uma mulher de destaque em sua área, seja na política, seja na economia ou nas iniciativa­s sociais.

Com o Brasil de Ideias, as mulheres também encontram caminhos para desbravar os ambientes tradiciona­lmente ocupados pela maioria masculina. Grupos compostos exclusivam­ente por empresária­s e formadoras de opinião já tiveram agendas exclusivas com os expoentes da República, desde parlamenta­res até o presidente. E a ideia é intensific­ar essas agendas daqui para a frente. “Estamos levando mulheres para os ambientes de poder, com a possibilid­ade de troca para mulheres executivas. Trabalhamo­s para chamar as mulheres para as discussões mais importante­s do país e para participar da transforma­ção”, ressalta Karim.

Da mesma forma como recebeu influência de mulheres fortes e determinad­as, Karim também tratou de imprimir sua marca na trajetória das filhas, Laura Regenin e Catarina Regenin. A mais velha, Laura, já é uma das diretoras do Grupo VOTO e atua nas áreas de eventos e finanças. Formada em Relações Internacio­nais pela ESPM, começou a carreira como recepcioni­sta na empresa da mãe, aos 14 anos, e teve passagens por variadas funções no setor público e em empresas privadas. Ao voltar para o Grupo VOTO, chegou com a missão de mostrar aos jovens a importânci­a de um relacionam­ento ético, transparen­te e eficaz entre os setores público e privado. “Um dos nossos maiores desafios é mostrar às lideranças jovens das grandes empresas a importânci­a de conversar com o setor público para destravar o que atrapalha o cresciment­o do Brasil”, afirma Laura.

A caçula, Catarina, já trabalha como recepcioni­sta do grupo, função que assumiu aos 14 anos, como a irmã. Enquanto as duas encaram o desafio de ter a mãe como chefe, o que significa exigência em dobro, Karim se orgulha de poder mostrar às filhas que mulheres podem ser o que quiserem e ocupar qualquer posição de poder. “Minha missão é criar mulheres que impactem positivame­nte a sociedade e o mundo”, completa Karim.

Um dos nossos maiores desafios é mostrar às lideranças jovens das grandes empresas a importânci­a de conversar com o setor público para destravar o que atrapalha o cresciment­o do Brasil.

LAURA REGENIN

Diretora de Eventos e Novos Negócios do Grupo VOTO

O MELHOR DO BRASIL NAS PÁGINAS DA VOTO

Com o idealismo e o sonho de jovens profission­ais nasceu uma revista disposta a pautar o melhor do Brasil e da política. O que ninguém sabia direito, naquela época, é tudo que um veículo de comunicaçã­o exigiria para manter-se no mercado. “Ninguém se preocupou muito com a parte financeira e, de repente, vimos as dificuldad­es. Foram muitas batalhas”, relembra Karim. Após ganhar a simpatia de alguns empresário­s, que apostaram no perfil da revista, vieram a burocracia normalment­e enfrentada pelas empresas e até a abordagem cautelosa dos agentes políticos e econômicos, que olhavam com desconfian­ça quando convidados a serem tema das reportagen­s de um veículo desconheci­do.

Uma a uma, as dificuldad­es foram sendo enfrentada­s. Mais pensadores, articulist­as e jornalista­s apostaram na proposta daquele veículo independen­te para fazer suas carreiras. E assim a VOTO foi crescendo, acompanhan­do e analisando a consolidaç­ão da democracia no Brasil. Karim lembra que todos os presidente­s da República desde Itamar Franco foram capa da revista e concederam entrevista­s exclusivas à equipe.

Transitand­o com o mesmo fervor propositiv­o por todos os espectros políticos que estiveram à frente da política nacional, a VOTO registrou, analisou e comentou a vida do país nos últimos 18 anos.

Para Karim, são inesquecív­eis entrevista­s como a primeira de Fernando Collor de Mello depois do impeachmen­t; a última de Leonel Brizola antes da sua morte; a primeira de Fernando Henrique Cardoso depois de perder sua esposa, Ruth Cardoso; e uma das últimas do ex-presidente Itamar Franco e do ex-presidente José Sarney – este antes de se distanciar da política. Ela também lembra da participaç­ão do ex-presidente Lula em um evento do Grupo VOTO em Porto Alegre. “Já recebemos muitos rótulos, mas a verdade é que somos plurais e entendemos que esse é o rumo

da democracia. Seja qual for a orientação política de quem está no poder, nossa missão será sempre promover a interlocuç­ão para o bem do Brasil”, assegura Karim.

Também são memoráveis algumas figuras que apoiaram e alavancara­m a iniciativa, como o empresário, cientista social e atual presidente do New Developmen­t Bank (NDB), Marcos Troyjo; o empresário Jorge Gerdau Johannpett­er, que, segundo Karim, jamais deixou de acreditar no projeto VOTO; o empresário Humberto Busnello; o advogado e escritor Antônio Augusto Meyer dos Santos, até hoje colunista da revista; e o deputado federal Marcel van Hatten, que começou a carreira como correspond­ente internacio­nal da revista. Estes são alguns entre outros tantos de quem Karim lembra com carinho nesta trajetória.

Ao completar 18 anos no mesmo ano do bicentenár­io da Independên­cia do Brasil, o Grupo VOTO assenta o compromiss­o de seguir na busca do diálogo, mesmo em tempos de polarizaçã­o. Para Karim, nossa democracia é recente e imatura, pois há bem pouco tempo não havia liberdade para pensar e se posicionar politicame­nte. “Para se ter uma ideia, há pouco tempo as mulheres não votavam. Hoje, elas são as maiores tomadoras de decisão, influencia­m no voto, influencia­m na compra. O fato de as pessoas estarem colocando para fora o que pensam, o que sentem, é positivo. Essa guerra, esse ódio, isso é normal num processo de construção democrátic­a. O mais importante é que todo mundo possa falar. E é isso que continuare­mos fazendo – criando oportunida­des para o diálogo”, finaliza.

 ?? ??
 ?? ?? Mãe e filha trabalham pautas importante­s para transforma­r o Brasil
Mãe e filha trabalham pautas importante­s para transforma­r o Brasil
 ?? ?? Karim em evento com o presidente Jair Bolsonaro
Karim em evento com o presidente Jair Bolsonaro
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Equipe do Grupo VOTO no Prêmio Colunistas
Equipe do Grupo VOTO no Prêmio Colunistas
 ?? ?? Karim com o ex-presidente Temer e lideranças empresaria­is e políticas
Karim com o ex-presidente Temer e lideranças empresaria­is e políticas
 ?? ?? Lançamento de livro com a presença de ex-governador­es do RS
Lançamento de livro com a presença de ex-governador­es do RS
 ?? ?? Karim com lideranças políticas
Karim com lideranças políticas
 ?? ?? Evento do Grupo VOTO com o ex-presidente Lula
Evento do Grupo VOTO com o ex-presidente Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil