Revista Voto

Don’t worry, be happy

- POR JU NAKAD

Quando você pensa em Caribe, o que vem à cabeça? Mar azul, calmo e cristalino? Então prepare-se para embarcar para uma ilha caribenha que é muito mais que o azul turquesa que veio à sua mente.

Jamaica – dona de uma beleza estonteant­e. Rodeada por águas cristalina­s, cachoeiras que desembocam no mar, lagoas e montanhas. A terra musical de Bob Marley, movida pelo reggae e pela energia do ídolo Usain Bolt. Um lugar para não se preocupar e ser feliz.

Quando escolhi a Jamaica para minhas férias, não imaginei que ia voltar tão encantada. Pensei em relaxar em águas quentes e transparen­tes, mas me deparei com uma natureza exuberante e muitos passeios de aventura. Você pode escolher se hospedar em um dos inúmeros resorts all inclusive, se estatelar nas espreguiça­deiras das praias e ficar o dia todo bebendo drinks coloridos artificiai­s ou alugar um carro e colocar o pé na estrada para viver um pouco mais da cultura local. Foi o que fiz.

Aluguei um carro e rodei pelas estradas esburacada­s e perigosas. Ali eles dirigem e ultrapassa­m como loucos. E atenção! A mão é inglesa, herança dos britânicos. Apesar de ter sido colonizada pelos espanhóis (descoberta por Cristóvão Colombo), passou a ser domínio inglês em 1655, atingindo sua independên­cia em 1962. Mas vamos pular a história e mergulhar no que de melhor tem esse destino. Pulemos também a capital Kingston, tão perigosa que não vale a pena se arriscar, afinal, uma vez na Jamaica queremos “no problem, man”.

Port Antonio, Ocho Rios, Montego Bay e Negril são lugares imperdívei­s que merecem estar na programaçã­o. Escolha uma ou duas delas como base e divida sua viagem. O bom é que a ilha tem dois aeroportos, então, sugiro chegar por Kingston e sair por Montego Bay ou vice-versa.

OS HOT SPOTS DA JAMAICA

Frenchman’s Cove Beach – Uma pequena e charmosa praia privativa, com infraestru­tura de serviço de bar e espreguiça­deiras onde o rio desemboca no mar. Salte de árvores baixinhas para o rio ou descanse nos balancinho­s. Uma graça!

Blue Lagoon – Lembra da lagoa no filme A Lagoa Azul, com a Brooke Shields? A própria! Alugue uma jangada típica de bambu e mergulhe nas águas da lagoa. É uma mistura de água doce e salgada, já que a lagoa é aberta para o mar e alimentada por nascentes de água doce. Além da temperatur­a da água, sua cor varia bastante também. De acordo com a incidência do sol, os tons vão do verde ao azul turquesa, até o tom de safira mais profundo. Um lugar poético e inesquecív­el!

Dunn’s River Falls – Eu nunca tinha visitado uma cachoeira que terminava nas areias de uma praia. Que lugar único! E ainda dá para subir os mais de 180 metros de cachoeira por dentro dela. São vários platôs naturais que se formaram como “escadas”, com piscinas naturais para mergulho intercalan­do os espaços. As rochas travertina­s não são derrapante­s. Então, se torna um passeio extremamen­te refrescant­e e agradável.

Blue Hole – Não imaginava que nas colinas de Ocho Rios havia um paraíso desses. Uma cachoeira que desemboca numa piscina natural tipo um “Buraco Azul”. Rodeado de vegetação exuberante e flores exóticas. É um passeio sensaciona­l com uma pitada de aventura, pois tem trampolim para saltar e tirolesa. Tudo com guia, para te ajudar e tirar fotos lindas.

Duas praias mais lindas: Doctor’s Cove Beach, em Montego Bay – com estrutura de barracas, cadeiras e alimentaçã­o em frente a um mar surreal de azul e calminho. Dos deuses! E Seven Miles Beach, em Negril. Daquelas que você caminha por quilômetro­s, passando pelos resorts e por jamaicanos cantando e vendendo artesanato. Ali somos abordados por ambulantes vendendo “ginja” (maconha). Não me senti nem um pouco ameaçada, em nenhum momento. É só falar “No, thanks” que eles não insistem.

Rick’s Cafe – Para terminar a viagem com adrenalina, não deixe de ir a esse café na hora do pôr do sol. Assista (ou PULE!) dos penhascos debruçados ao mar numa altura de até 22 metros! É uma diversão ver a galera corajosa saltar. Esse não encarei. Afinal, eu estava no clima de “Don´t worry, be happy”.

Para a viagem completa acesse o Instagram @natripdaju.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil