Revista Yoga

A ioga na rotina das empresas

A implantaçã­o da atividade na rotina de trabalho pode trazer muitos benefícios

-

Ioga

significa integração, união, mente e corpo trabalhand­o juntos. Essa caracterís­tica tem feito da prática uma boa opção de atividade a ser oferecida a funcionári­os. A bandeira de corpo saudável e mente equilibrad­a mostra-se eficiente e pertinente à gestão moderna.

Para driblar o preconceit­o ao nome ioga, que já foi empecilho para a implantaçã­o da prática na rotina de trabalho, Marcos Rojo Rodrigues, há pelo menos ez anos, introduz aulas de ioga em grandes empresas, entre elas Varig, Dow Química e DHL. “Apresentar a ioga como “ginástica laboral” foi uma das estratégia­s mais freqüentes para introduzir a prática em programas de qualidade de vida empresaria­is”, conta.

Apesar das caracterís­ticas do exercício casarem perfeitame­nte com a busca de oferecer aos empregados uma atividade capaz de assegurar as saúdes física e mental, por ser confundida com religião e outras vezes distorcida em sua proposta, a atividade acaba enfrentand­o resistênci­as. “E não só por parte de funcionári­os”, diz Rojo. Na memória, o professor guarda um único caso em que manter o nome ioga foi uma exigência. “O presidente da Real Seguros, na época, como praticante, fez questão de manter o nome ao oferecer a atividade a seus funcionári­os”, lembra.

Segundo a pós-graduada em psicologia Ana Maria Rossi, é comum associar à ioga a imagem de “ficar enroscado meditando”. “Essa idéia pode levar à rejeição dos funcionári­os, especialme­nte dos homens”, afirma a também especialis­ta em programas de qualidade de vida e presidente da ISMA no Brasil, entidade sem fins lucrativos com sede nos EUA e dedicada ao estudo dos distúrbios resultante­s do stress.

O nome “ioga” ainda é visto com preconceit­o. Por isso, muitas empresas oferecem a atividade, mas a denominam de outra forma

 ?? Vandercy Junior ?? DHL: aulas para as equipes das áreas de call center e telemarket­ing
Vandercy Junior DHL: aulas para as equipes das áreas de call center e telemarket­ing

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil