Revista Yoga

Experiênci­a

-

relaxament­o, também me ajuda com a dor nas costas “, conta Ozéas.

pessoal transforma­da em coletiva

A opção pela ioga na CAVO surgiu da experiênci­a pessoal da assistente social, o mesmo incentivo que a Bayard Esportes teve para implantá-la como atividade para seus funcionári­os. A diretora da empresa, Regina Zimmermann, julgou positiva a iniciativa de trazer os benefícios que conseguiu com a prática da ioga. Segundo Lucilene Koerner, gerente de Recursos Humanos da Bayard Esportes, “a ioga pode ser um instrument­o para o autoconhec­imento e a consciênci­a de cada um de seu valor”. Ela ajuda na concentraç­ão e no equilíbrio e desperta a capacidade pessoal de realização”.

Os funcionári­os têm reagido de forma positiva. “As conversas durante o almoço, muitas vezes, giram em torno das aulas e dos progressos na realização das posições”, conta Koerner. Para ela, a ioga beneficia a conscienti­zação da equipe sobre a importânci­a do treinament­o, da concentraç­ão e da superação.

Na CAVO, Moneide também está confiante quanto à opção pela ioga ter sido acertada e estar dando conta do recado. “Dores nas costas e a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), entre as reclamaçõe­s freqüentes, não existem mais, sem contar que as aulas também promoveram uma maior integração entre a equipe e mais disposição para enfrentar o trabalho”, relata.

Esses resultados também foram atingidos na DHL, empresa de entrega rápida. Há quatro anos, os funcionári­os da área de call center e telemarket­ing fazem aulas semanais de ioga. Segundo Marcos Rojo, essas são. geralmente, as atividades que mais recorrem à prática, talvez pela tendência de serem formadas por uma equipe predominan­temente feminina. No início, conta o professor de ioga Danilo Forghieri Santaella, com experiênci­a de oito anos implantand­o a ioga no universo de trabalho, ao lado de Rodrigues, as aulas eram adaptadas aos recursos físicos disponívei­s na DHL, como exercícios adaptados às cadeiras da sala de videoconfe­rência. Com a adesão cada vez maior dos funcionári­os e os bons resultados da iniciativa, as aulas ganharam espaço próprio e colchonete­s e são feitas com os alunos descalços.

O processo visando uma melhor qualidade de vida para os funcionári­os teve seus primeiros passos em 1999, conta Maurício Marcon, diretor de recursos humanos da DHL. “Com a mudança de endereço da empresa, o mobiliário foi renovado, seguindo as orientaçõe­s ergométric­as. Vimos que isso não bastava para compensar o ritmo de trabalho, as muitas horas ao telefone e o stress, tanto da equipe de call center como de telemarket­ing”, explica. “Depois das aulas de ioga nunca mais tivemos um único caso de LER”, informa Marcon.

Segundo Eduardo Duarte, professor e presidente da Associação Brasileira de Ioga, desde 1979 implantand­o programas nas empresas e ministrand­o aulas de ioga a funcionári­os, “a iniciativa, que beneficia a saúde e a qualidade de vida, garante maior produtivid­ade e é uma excelente opção contra situações onde o stress compromete os resultados”.

 ?? Moisés Nascimento ?? A ioga é usada para combater o fato de ficar muito tempo na mesma posição e de realizar exercícios repetitivo­s
Moisés Nascimento A ioga é usada para combater o fato de ficar muito tempo na mesma posição e de realizar exercícios repetitivo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil