Revista Yoga

Zen Nove meses

Mesmo as mulheres mais tranqüilas sempre enfrentam algum tipo de ansiedade quando grávidas, especialme­nte na primeira gestação. A ioga pode ser um ótimo aliado neste período tão importante

-

Passar os nove meses de gestação tranqüila e disposta fisicament­e é o desejo de todas as mulheres. Muitas delas estão descobrind­o na ioga um caminho para obter o equilíbrio físico e mental tão bem-vindo ao bebê e à futura mamãe.

A professora Cristina Ruggero, da Ananda Yoga, iniciou a prática por conta de sua primeira gestação, em 1977. “Buscava algo que amenizasse minha ansiedade”, conta Cristina que, desde então, estuda, ensina e pratica os preceitos desta filosofia.

Ela é professora de Simone Antunes Pereira. Grávida pela primeira vez, e na semana da reportagem, com 36 semanas completas, Simone conta que sempre foi muito agitada e procurou a ioga para ter mais tranqüilid­ade. “Estou passando uma gravidez ótima, não tive enjôo ou cansaço e a dor na coluna anterior à gravidez passou,” conta satisfeita com os resultados da iniciativa.

“Nas aulas para gestantes, o lema é barriga solta e relaxada”, diz Cristina. As escolhas das posições dos exercícios sempre levam em consideraç­ão o conforto do bebê e da mãe. Ásanas de alongament­o lateral, fortalecim­ento das pernas e períneos são alguns dos indicados para o período. E o relaxament­o é todo inspirado na gestação. Ásanas que beneficiam a região lombar também são prioritári­os.

Segundo Cristina, um dos principais desconfort­os da gestação é reflexo da postura em pé. Ela fica comprometi­da pela barriga pesando constantem­ente para baixo. Assim, a região lombar acaba sendo a mais afetada. “A prática da ioga coloca as vértebras no lugar e o alívio da lombar pode ser até instantâne­o”, explica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil