Revista Yoga

Veja, passo a passo, como fazer os ásanas de cabeça para baixo

PRATIQUE AS POSTURAS INVERTIDAS E GANHE EQUILÍBRIO, SEGURANÇA E LONGEVIDAD­E

-

eEquilíbri­o, serenidade e segurança são alguns dos benefícios das posturas invertidas na ioga. Na verdade, elas são considerad­as as “tops” das posições, pois são as que mais oferecem bem-estar. Quando são bemexecuta­das, melhoram a visão, a audição, o paladar e o olfato, além de deixarem a pele e o cabelo mais bonitos e a aparência mais jovial. Como levam mais sangue ao cérebro, irrigando-o, também promovem melhora na memória e na concentraç­ão e combatem todos os problemas relacionad­os à má circulação do sangue e aos esgotament­os físico mental, além de regulariza­r os sistemas hormonal e glandular.

“Quem pratica as invertidas nunca aparenta a idade que tem, pois elas conferem longevidad­e e energia”, explica o professor Eduardo Henrique Caetano, da Dynamic Yoga Center, de São Paulo. “Como outros ásanas, estes também têm algumas restrições (veja quadro ao lado). Por isso, é importante que o professor avalie cada caso”, afirma Cláudio Duarte, coordenado­r do Instituto Yóga Clássico, de São Paulo. Com o devido acompanham­ento médico, o professor pode propor alternativ­as.

O ideal é que os exercícios sejam praticados, pelo menos, duas vezes por semana, porém nem toda aula tem uma série de posturas invertidas. Os resultados aparecem com o tempo. No entanto, como ressaltam os especialis­tas, o objetivo é a prática regular. “Ioga não é ginástica, nem competição”, esclarece Caetano.

Normalment­e, depois das posturas invertidas sobre os ombros, o iogue faz exercícios compensató­rios, pois a coluna permanece curvada durante a prática. A mais comum é a postura do peixe (masyásana), porém outras podem ser trabalhada­s, como a do arco (dhanurásan­a) e a da criança (balásana). Duarte aconselha que a prática das invertidas seja feita com cautela, evitando a execução sob tensão ou com rigidez. “Não force demais. Caso não consiga fazer um determinad­o ásana, tente outro dia”, recomenda.

Os exercícios podem ser praticados sobre um mat, um tapete convencion­al ou sobre um cobertor dobrado. O importante é que seja uma superfície plana e não fria. O tempo de permanênci­a em cada postura, geralmente, vai de um a três minutos. Alguns professore­s orientam os alunos a fazerem alguns ásanas usando a parede como apoio, mas o mais importante é manter a respiração correta, só pelas narinas, e muita concentraç­ão.

“Quem pratica as invertidas nunca aparenta a idade que tem, pois elas conferem longevidad­e e energia”, Eduardo Enrique Caetano

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil