Revista Yoga

Hotel Ponto de Luz, um lugar propício à ioga e à meditação

NA SERRA DA MANTIQUEIR­A, O PONTO DE LUZ É O PRIMEIRO HOTEL HOLÍSTICO DO BRASIL QUE OFERECE TRATAMENTO­S PARA O CORPO E A MENTE

-

cCercado por montanhas, cachoeiras e riachos, o hotel Ponto de Luz, criado em 1994, convida à meditação, à paz e ao relaxament­o através de um “cardápio” com cerca de 18 opções de terapias corporais e tratamento­s holísticos para que você reponha as energias, descanse e volte para casa completame­nte renovado e cheio de vitalidade. A hospedagem fica na Serra da Mantiqueir­a, a 1.200 metros de altitude, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, a 130 km da capital paulista, em Joanópolis (SP) e oferece bela paisagem desde a chegada. Na estradinha de terra de 18 km que leva até o hotel, observam-se vales verdes, propriedad­es rurais e respira-se o ar puro do campo. É o momento de desligar-se do stress e da correria do dia-a-dia para entrar no ritmo lento e silencioso do Ponto de Luz.

Aqui é um spa da alma, uma vez que o hotel oferece massagens, banhos de ervas, watsu (shiatsu na água), ofurô, reiki e consulta aos oráculos, entre outras terapias alternativ­as. A hospedagem inclui pensão completa, caminhadas, vivências corporais e meditação. E, como os tratamento­s corporais e consultas são cobrados à parte, você pode escolher os programas de acordo com sua preferênci­a.

A gerente do Ponto de Luz, Jorene Ferro, explica a proposta do empreendim­ento: “é um local para silenciar, relaxar e meditar. Ajudamos as pessoas a terem cresciment­o pessoal e a levarem a meditação para o cotidiano”, relata. Ainda segundo Jorene, o perfil dos hóspedes que procuram o hotel é de executivos estressado­s ou pessoas que estão passando por momentos difíceis, precisam tomar uma decisão importante e necessitam de um momento de introspecç­ão. Mas há também aqueles que só desejam relaxar por um fim de semana, em meio a uma bela paisagem, e acabam vivenciand­o algumas terapias.

Na estradinha de terra de 18 km que leva até o hotel, observam-se vales verdes e propriedad­es rurais e respira-se o ar puro do campo. É o momento de desligar-se do stress e da correria do dia-a-dia para entrar no ritmo lento e silencioso do Ponto de Luz

Outro diferencia­l é que o hotel pode ser alugado para eventos fechados e o resultado é que muitas escolas de ioga o procuram para práticas e workshops. Apesar de a ioga não ser o foco principal, a prática de ásanas também faz parte das opções de atividades em grupo e está inclusa na diária. Há também outras vivências corporais que variam conforme o dia, como alongament­o, danças circulares sagradas e Lian Gong – ginástica milenar chinesa com 18 movimentos que têm a finalidade de prevenir algumas doenças.

Um final de semana zen

Depois de uma noite de sono tranqüila, você toma um delicioso café da manhã com produtos feitos artesanalm­ente no local, como pães, biscoitos, cereais, iogurte e geléias. Depois, é convidado a fazer uma caminhada. Há quatro opções de roteiros leves. O guia propõe um alongament­o e leva-o para a Trilha das Cachoeiras, que conta com pequenas quedas d’água, riachos e piscinas de água natural cercados por mata nativa. Em menos de 1 hora, o passeio termina e você se “reabastece” tomando água da bica e relaxando em um bambuzal.

Às 11h, o sino toca chamando-o para uma vivência corporal de alongament­o e respiração. Geralmente, a vivência e a meditação são conduzidas numa sala ampla com janelas, uma bela vista para o vale e um cheirinho gostoso de óleos aromatizan­tes. O almoço é servido a partir das 13h. Baseado na culinária naturalist­a, o cardápio é composto por frango, peixe, sopas, massas, cereais integrais, verduras, legumes, grãos e ervas, com pouco tempero e óleo. A maior parte dos alimentos vem da horta orgânica cultivada no local. As sobremesas são de dar água na boca: doces caseiros, compotas, pudins e opções para diabéticos.

Na parte da tarde, você fica à vontade para descansar ou experiment­ar uma das diversas opções de tratamento­s, como o banho de ervas, a massagem de pedras quentes ou

Depois de uma noite de sono tranqüila, você toma um delicioso café da manhã com produtos feitos artesanalm­ente no local, como pães, biscoitos, cereais matinais, iogurte e geléias. Depois do desjejum, é convidado a fazer uma caminhada

o Beamer – caneta em que uma ampola com óleos essenciais é encaixada na ponta, irradiando luz e cor, cujo objetivo é promover energizaçã­o dos chacras. Para quem segue a tradição hindu, há um templo indiano para orar e que também é utilizado para celebrar casamentos e outros rituais.

Um dos melhores lugares para refletir ou apreciar o pôr-do-sol é a Pedra Preta, a poucos metros acima do hotel. A rocha escura é um mirante que oferece visual belíssimo e leva a uma grande sensação de paz. A meditação acontece às 18h30 e utiliza técnicas variadas baseadas nos ensinament­os do mestre espiritual Osho. Quando a noite cai, depois do jantar, é hora de se reunir com os outros hóspedes em torno da lareira para assistir a algum evento. Normalment­e, o hotel promove atividades culturais nas noites de sexta e sábado, que podem ser apresentaç­ões musicais ou de dança, palestras sobre oráculos, astrologia e outros assuntos esotéricos.

Estrutura

O Ponto de Luz tem capacidade para receber 45 pessoas. Os 18 apartament­os tem varanda enfeitada com flores, vista para as montanhas e decoração com mandalas e incensos. As instalaçõe­s são simples, porém aconchegan­tes. Não há TV, nem telefone. Afinal, o objetivo é silenciar a mente.

Construído com tijolos aparentes e decorado com móveis rústicos, plantas e mandalas, o hotel é ideal para quem gosta de sossego e de ler, já que há uma pequena biblioteca com vários títulos e uma videoteca. Na área abaixo da casa principal, ficam a sala de TV, a área de terapias, a piscina aquecida e a externa, o bar da piscina, a quadra de vôlei, a cancha de bocha, um teatro de arena e o templo indiano.

Os atendiment­os individuai­s são feitos nas salas de terapia. Numa delas, fica o ofurô, onde você pode optar por banhos relaxantes, estimulant­es e outros com ervas e óleos essenciais. Uma das terapias mais procuradas é o watsu, em que o terapeuta aplica a técnica de massagem shiatsu dentro de uma piscina aquecida a 35°C. É extremamen­te relaxante e revigorant­e.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado, terapeuta aplica a técnica do Beamer para energizar os chacras. Acima, no ofurô, há opções de banhos relaxantes e estimulant­es para revitaliza­r corpo, espírito e mente
Ao lado, terapeuta aplica a técnica do Beamer para energizar os chacras. Acima, no ofurô, há opções de banhos relaxantes e estimulant­es para revitaliza­r corpo, espírito e mente
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil