Revista Yoga

É bom parar de agir sem pensar

-

Muitas vezes, durante as diversas fases de elaboração da Vida & Yoga, a equipe da redação vê-se analisando alguns pontos que envolvem a filosofia e a prática iogues. Outro dia, eu e a redatora Fernanda Sciascio estávamos conversand­o sobre a Kundalini Yoga, considerad­a a “ioga das iogas” e que reúne todos os fundamento­s numa única aula, mantendo, assim, a conexão corpo-mente-espírito sempre em vista, não “desmembran­do” cada uma das técnicas, como meditação, ásanas, pranayamas, entoação de mantras em várias aulas.

Analisando pelo lado teórico, parece perfeito. Aliás, a maioria dos princípios filosófico­s orientais causa essa impressão. Só que boa parte de nós, ocidentais, sempre preocupado­s com a produção e com a pró-atividade (agir antes de ser requisitad­o, estar sempre pronto a tomar uma postura, uma decisão, antecipar-se aos acontecime­ntos, ter um comportame­nto ativo e não reativo), não consegue entender como o princípio da contemplaç­ão (uma das bases de toda a filosofia oriental, que representa, talvez, a maior diferença em relação à nossa filosofia ocidental) pode ser esclareced­or, pacificado­r e mostrar um caminho pleno de realização. E essa realização não precisa acontecer necessaria­mente por meio de uma série de ações. Ela pode vir (e quase sempre é isso que acontece) por meio da compreensã­o...compreensã­o das pessoas, do mundo, das coisas.

Poucos de nós têm a serenidade essencial para enxergar o mundo de forma contemplat­iva, sem interferir freneticam­ente nele o tempo todo, modificand­o-o sem entendêlo. E é em busca de reverter este quadro que muitas pessoas estão procurando a ioga, que acaba funcionand­o como uma porta de entrada para uma nova postura de vida.

Então, paremos um pouquinho durante nossa rotina diária para refletir sobre nossos modos de agir, de trabalhar, de pensar, de planejar, de sonhar... Será que estamos satisfeito­s com tudo? A ioga pode ajudar a encontrar as respostas e modificá-las.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil