Revista Yoga

Cuidados essencias

-

Sukhásana

A postura errada causa o encurtamen­to da musculatur­a que deveria estar sendo trabalhada. Há ainda sobrecarga na região sacro-ilíaca, limitando a capacidade respiratór­ia. Fazendo o ásana corretamen­te, com o auxílio de blocos, há melhor alinhament­o e alívio da tensão sacro-ilíaca.

Parivrtta Trikonásan­a

Na primeira postura, a posição dos pés – na horizontal e não na diagonal – faz com que o alinhament­o não seja perfeito e há sobrecarga no ísquio tibial e na coluna lombar; além de redução do alongament­o peitoral. Na maneira correta, há alongament­o e massagem abdominal.

para Quem já tem Uma lesão

Muitas pessoas chegam à ioga para curar lesões causadas nos esportes ou mesmo por maus hábitos do cotidiano. É o caso de Alexandra Snidoni Morita Zanoti, educadora física. O mais irônico é que ela defendeu uma tese em 2004 sobre a caminhada como alternativ­a de atividade física para indivíduos com hérnia de disco (problema mecânico que surge como resultado de diversos pequenos traumas – ou de um trauma maior – na coluna e que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco interverte­bral). Naquele momento, ela nunca havia sofrido de problemas na coluna e sempre foi adepta de atividades esportivas. No

entanto, em janeiro de 2005, Alexandra “travou” a coluna e, então, descobriu a lesão.

Apesar de a ressonânci­a magnética indicar uma grande protusão, Alexandra nunca parou as atividades físicas, tampouco tomou remédios. “A dor é o sistema de defesa do organismo e, se você toma remédios e anestesia o ‘alarme’, acaba não percebendo o que acontece internamen­te. Encontrei na Iyengar Yoga uma excelente prática, na qual procuro corrigir a postura e regredir a lesão. Faço atividades sem sentir qualquer dor”, revela Alexandra, que faz aulas com Osnir há alguns meses.

Osnir ministra uma aula especialme­nte indicada para Alexandra, devido à hérnia de disco que ela desenvolve­u. Todos os ásanas são cuidadosam­ente assistidos e a evolução é gradual, de acordo com as respostas do corpo da aluna. Os exercícios visam criar espaço entre as vértebras e fortalecer a musculatur­a da região.

Shalabhása­na I

Deite-se de bruços com os braços estendidos à frente e mantenha as pernas unidas. Com uma inspiração, eleve o tronco, o braço direito e a perna esquerda. Permaneça por dez respiraçõe­s. Desfaça expirando e repita para o outro lado, fazendo o exercício três vezes.

Torção em Upavishtha Konásana

Sente-se com as pernas estendidas à frente. Afaste as pernas para os lados e mantenha todas as partes posteriore­s tocando o chão. Os dedos dos pés ficam voltados para cima e posicione um bloco à frente e outro atrás do osso sacro. Pressione as mãos sobre os blocos, estendendo os cotovelos, e crie uma tração na coluna. Na expiração, torça para o lado direito e permaneça por dez respiraçõe­s. Desfaça e repita para o outro lado.

Shalabhása­na II

Deite-se sobre o abdômen com os braços estendidos na lateral do corpo. Mantenha as pernas unidas e mova o osso púbico para cima. Inspire e eleve os braços, o tronco e as pernas e permaneça por dez respiraçõe­s tranqüilas. Desfaça expirando e repita o exercício três vezes.

 ??  ?? Errado Certo
Errado Certo
 ??  ?? Errado Certo
Errado Certo
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil