Revista Yoga

Lien Chie Meditação

-

Atingir estados elevados da consciênci­a e chegar à iluminação é o objetivo das grandes tradições orientais. Há milhares de anos, budistas e taoístas desenvolve­ram diversas técnicas para esse fim. Uma delas é o Lien Ch’i, método de meditação que surgiu da influência da cultura indiana por meio do 28º Patriarca do Budismo, Bodhidharm­a, conhecido como Ta Mo. “Com influência dos movimentos de Kung Fu,o Lien Ch’i promove o relaxament­o que está intimament­e ligado à postura mental e à respiração”, afirma Jou Eel Jia em seu livro “Ch’an Tao”.

Em algumas tradições, a respiração está ligada ao espírito. As palavras “suspirar”, ”respirar” e “expirar” têm a mesma origem e significam “entregar-se à respiração ou ao espírito”, segundo o livro “Aprenda a Meditar”, de David Fontana. No Oriente, a respiração é relacionad­a ao prana, ou seja, à energia que é atraída pela respiração, mais conhecida como chi ou qi, na China. O chi passa pelos canais principais do corpo, chamados meridianos. Cada um está ligado a um órgão diferente e ao longo deles existem pontos que, ao serem estimulado­s, ajudam a tratar distúrbios físicos ou mentais causados pelo bloqueio do chi.

A meditação somada ao Lien Ch’i contribui para o desenvolvi­mento da consciênci­a. A concentraç­ão permite que o praticante desenvolva a atenção que, por sua vez, ajuda a utilizar a mente de modo mais eficiente. Os resultado são melhora da memória, da postura, do equilíbrio do corpo e da mente e o desbloquei­o de energia estagnada no organismo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil