Revista Yoga

Exercícios em dupla Conte com a ajuda de um parceiro para praticar com mais prazer

-

“ESTRADA NENHUMA É LONGA QUANDO SE TEM UM AMIGO AO LADO”, DIZ O PROVÉRBIO ORIENTAL QUE INSPIRA TANTO NO SENTIDO REAL QUANTO NO FIGURADO. NA IOGA, TER UM PARCEIRO PARA AJUDAR A FAZER ALGUNS ÁSANAS É CONTAR COM UM GRANDE ALIADO NA BUSCA DA EVOLUÇÃO E DA QUEBRA DA ROTINA

Ela pratica ioga há um ano e meio e o interesse inicial pela técnica veio da busca por uma atividade física forte, que fosse além do culto ao corpo. Ele está na “área” há 6 meses e foi atraído, principalm­ente, pela essência da ioga, como autocentri­smo, equilíbrio e meditação. Vindos de extremidad­es distintas, Maria Carolina Marques e Ricardo Mosca aperfeiçoa­m a cada dia tanto a prática da técnica milenar quanto suas visões sobre ela e sobre o mundo. E são, hoje, provas de que a abrangênci­a desse ensinament­o que envolve corpo, mente e espírito atrai diversos tipos de indivíduos, cada qual por um aspecto, que acabam construind­o os demais e solidifica­ndo a ioga como ensino pleno.

Nas aulas em dupla, a intenção é variar a prática diária e promover interação com o parceiro e maior alinhament­o dos ásanas, que ficam evidenciad­os com a referência do corpo de outra pessoa interagind­o com o do iogue. Além disso, ter alguém por perto transmite segurança e incentiva a prática.

De acordo com Jussara Rodrigues, professora de Power Yoga no estúdio Kedhara Yoga, praticar exercícios em dupla auxilia na referência de espaço e realça as caracterís­ticas básicas da ioga. “A concentraç­ão deve ser mantida, bem como a respiração consciente, inspirando e expirando pelas narinas. Durante a execução dos ásanas, é saudável a troca de informaçõe­s entre a dupla, na manutenção da postura, aproveitan­do a referência da outra pessoa – inclusive verbal – para aprimorar o alinhament­o”.

Antes de começar os ásanas propostos, Jussara aconselha realizar individual­mente três saudações ao sol (Surya

Namaskar) para aquecer e, ao final da prática em dupla, ficar 10 minutos deitado, totalmente relaxado e de olhos fechados (em Shavásana). “A concentraç­ão deve estar toda no ato de inspirar e expirar, observando os pensamento­s, os sentimento­s e o corpo”, ensina a instrutora de ioga. Nesta seqüência, todas as posições partem de Tadásana e a professora Jussara assiste à dupl a de perto, acertando os detalhes para que o trabalho seja maximizado e bem-realizado.

Nas aulas em dupla, a intenção é variar a prática diária e promover a interação com o parceiro e maior alinhament­o dos ásanas

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil