Revista Yoga

Coluna Shotaro Shimada aponta a importânci­a dos pranayamas

- Shotaro Shimada tem 77 anos, é presidente da Associação de Yoga do Estado de São Paulo e inaugurou sua escola, o Instituto de Cultura Yoga Shimada, em 1958, em São Paulo. Ele é considerad­o o introdutor da yogaterapi­a no Brasil. Para contatá-lo, ligue para

Respiração­év ida evidaér espiração. A inspiração e a expiração são a chave para o mistério da vida e, assim, tudo depende de como esse processo é realizado. Muito além de um instinto ou um reflexo para satisfação das necessidad­es de oxigênio do corpo, o controle consciente da respiração pode ser usado como técnica de fortalecim­ento mental e ampliação dos poderes físicos, além de curar doenças, prolongara vida e propicia restados alterados da consciênci­a. As técnicas respiratór­ias específica­s e especiais, chamadas pranayamas, têm sido ensinadas na ioga para transcende­r os limites de habilidade­s física sementais experiment­adas no dia-a-dia. Respirar inadequada­mente produz ansiedade, irritabili­dade e tensão eé fácil not arque o padrão respiratór­io expressa a situação interior. Um casoé,quan do alguém está com raiva, tende aprendera respiração depois da inalação. Em outro, na depressão, ares piraçãoé geralmente caracteriz­ada por suspiros profundos elongas pausas após a exalação. No entanto, porme iode técnicas ióguicas pode-se alterares se fluxo e, como conseqüênc­ia, proporcion­ar maior equilíbrio emocional e relaxament­o. Nesse processo, o diafragma desempenha apar temais importante e, curiosamen­te, a função desse músculo é raramente compreendi­da.

Ares piraçãoéaf­et ad apor trêsf atores. O primeiro dele sé o biológico e um exemplo demudança ocorre durante um acorrida. Afinal, nãoépreci soa justara entrada e as aída de oxigênio, poisa qualquer manifestaç­ão do corpo, ela acelera ou desacelera. Ou trofa toré a emoção, que altera o padrão respiratór­io ao chorar( ela écurt aedes regrada) eaor ir( elaé mais prolongada ). Por fim, o terceiro fato ré a vontade, quando a respiração é influencia­da pela intenção, o que pode ser notado ao fala recantar. Aconcl us ãoé que essas razões não só afetam como governam a respiração. Eéavont ade quete m sua importânci­a destacada, poiso controle consciente dares piraçãoéap­r ática essencial do pranayama.

Segundo essa técnica oriental, a respiração é composta por três fases: inalação controlada (puraka), retenção de ar (kumbaka) e exalação controlada (recaka). Em relaçãoàre­s piração normal, cada uma dessas fase sé realizada deforma mais prolongada, pois atécnica visa regular os estados emocionais ementais, até mesmo o comportame­nto. Atécnica respiratór­ia forma um aponte entre o consciente e o inconscien­te e, por meio do aprendizad­o de como controlar e estabiliza­r consciente­mente o fluxo de ar que entra e sai do organismo, consegue-se também conhecer melhor asi mesmo e os próprios sentimento­s.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil