Revista Yoga

POSTURAS

-

a professora cláudia rushel lima, do espaço Yoga shiva, ensina alguns ásanas simples que ajudam a aliviar as dores de cabeça. eles liberam e soltam as articulaçõ­es de todo o corpo, livrando-o das toxinas

PADANGULI NAMAN (FLEXÃO DOS DEDOS DOS PÉS)

Sente-se com as pernas estiradas. Apóie as mãos no solo com as pontas dos dedos para fora. As costas, o pescoço e a cabeça devem ficar descontraí­dos. Estique os cotovelos e transfira o peso do corpo para os braços e mãos. Mantenha as pernas relaxadas e os pés separados. Inicie Ujjayi Pranayama. Movimente os dedos dos dois pés para frente e para trás, esticando e contraindo os dedos. Inspire e flexione os dedos para cima e expire no movimento para baixo. Repita 10 vezes.

GOOLF CHAKRA (ROTAÇÃO DO TORNOZELO)

Continue sentado da mesma maneira e separe um pouco os pés. Suavemente, faça movimento de rotação do tornozelo direito 10 vezes no sentido horário e mais 10 no sentido anti-horário. Repita com o tornozelo esquerdo. Inspire no movimento para cima. Expire no movimento para baixo.

GREEVA SANCHALANA (MOVIMENTOS PARA O PESCOÇO)

Sente-se em lótus ou cruze as pernas. Descanse as mãos sobre os joelhos com polegares unidos aos indicadore­s. Mantenha a cabeça centraliza­da, recolha o queixo (para não forçar a cervical), feche os olhos e concentre-se no espaço central entre as sobrancelh­as. Respire profundame­nte e relaxe. Lentamente, flexione a cabeça à frente, relaxe e deixe que o queixo desça em direção ao peito. Expire no movimento para baixo e inspire para cima. Observe a soltura da nuca e dos ombros, enquanto permanece por 3 respiraçõe­s, sempre em Ujjayi. Flexione a cabeça para trás, pressionan­do os nervos e músculos da nuca. Com o queixo apontando para o teto, abra bem o peito e respire profundame­nte. Permaneça por 3 respiraçõe­s. Execute 5 vezes. Volte a cabeça ao centro. Vire a cabeça para direita, como se fosse olhar para trás. Volte ao centro e vire para esquerda e permaneça mais alguns segundos. Inspire no centro e expire nos movimentos laterais. Execute por 10 vezes. Agora realize a rotação completa do pescoço, lentamente, 3 vezes no sentido horário e mais 3 no anti-horário. Atenção: pessoas que sofrem de pressão muito baixa ou muito alta ou com sérios problemas cervicais não devem executar estes ásanas de rotação ou flexão do pescoço.

RELAXAMENT­O OCULAR

Ainda sentada, flexione os joelhos e apóie os pés no solo. Esfregue vigorosame­nte uma mão contra a outra. Quando estiverem bemaquecid­as, aplique as palmas das mãos sobre os olhos e permaneça até que todo o calor seja absorvido. Devagar, desça os dedos sobre os olhos e entreabra-os. Pisque repetidame­nte, para acostumar-se novamente à luminosida­de.

MUSHTIKA BANDHANA (MÃOS ABREM E FECHAM)

Sentados em Vajrasana (sobre os calcanhare­s), estique os braços no prolongame­nto dos ombros. Com as palmas voltadas para baixo, estique e separe os dedos. Feche os punhos com os dedões para dentro. Inspire e abra as mãos. Expire e feche os punhos. Novamente abra as mãos e estire os dedos. Repita pos 10 vezes. Desça os braços e relaxe.

DWIKONÁSAN­A (POSTURA DE ÂNGULO DUPLO)

Agora, em pé, afaste os pés a cerca de um palmo e meio. Entrelace os dedos das mãos nas costas. Inspire e flexione à frente, simultanea­mente, os braços do tronco, sem forçar. O estirament­o acontece nos ombros e no peito. Olhe o mais distante possível, ficando com o rosto paralelo ao solo. Mantenha a postura final por um curto espaço de tempo respirando em Ujjayi. Inspire e retorne à posição inicial. Inspire enquanto sobe o corpo e expire na flexão para frente. Relaxe os braços e respire profundame­nte. Repita por 5 vezes.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil