Revista Yoga

ENTRE A TRADIÇÃO E A TECNOLOGIA

NATUREZA Dá O TOM NOS MELHORES TRATAMENTO­S PARA OS CABELOS, SEJAM RECEITAS CASEIRAS OU NOVOS COSMÉTICOS DISPONÍVEI­S NO MERCADO

-

A

Uma invasão de produtos naturais com fórmulas baseadas em extratos de plantas, frutas e óleos no mercado de cosméticos trouxe a promessa de máxima eficiência no tratamento dos cabelos, aliando a natureza à mais alta tecnologia. Mas o que nos chega como grata novidade, na Índia, no entanto, é tradição milenar. Para atingir o equilíbrio, os tratamento­s de beleza lançaram mão de ervas, frutos, flores e sementes tão naturais quanto possível. A recompensa? Saúde para o corpo, a mente e para os cabelos, sempre fortes, brilhantes e muito sedosos.

Há várias opções de receitas disponívei­s, mas em relação ao tingimento dos fios nada é tão tradiciona­l quanto a hena, utilizada há mais de mil anos e provenient­e de um arbusto chamado Lawsonia Inermis, de cujas folhas secas é extraído o pó colorante, 100% puro e natural. Com muitos elementos benéficos, ela é considerad­a por muitos o melhor tipo de coloração para os cabelos, já que não agride como as misturas comuns (por não conter metais pesados), mas carrega uma certa desvantage­m quanto à variedade de cores.

A hena pura é sempre vermelha e, embora seja possível conseguir variações sutis no tom, adicionand­o ao pó a camomila, o açafrão ou folhas de nogueira e avelã, a predominân­cia ainda será dos tons acobreados. Existe no mercado um tipo de hena mais escura, nos tons castanho ou preto, mas é preciso desconfiar: há muita chance de o pó ter recebido corantes artificiai­s, que estragam os fios e ainda podem causar alergias de pele.

De acordo com Clélia Cecília Angelon, presidente da Surya Henna, umas das principais fabricante­s e distribuid­oras do produto no Brasil, a hena tem propriedad­es que ajudam no fortalecim­ento capilar, funcio

Em relação ao tingimento dos fios, nada é tão tradiciona­l quanto a hena, utilizada há mais de mil anos e provenient­e de um arbusto chamado Lawsonia Inermis, de cujas folhas secas é extraído o pó colorante, 100% puro e natural

nam no tratamento de combate à queda de cabelo, e ainda tem funções adstringen­tes, deixando os cabelos muito brilhantes: “ela limpa os fios, removendo a oleosidade em excesso e fortifican­do sem agredir, por ser natural e não conter metais pesados. Possui ainda efeito refrescant­e e, em muitas regiões da Índia, é utilizada nos pés, para evitar o calor, e nos cabelos para filtrar os raios solares e proteger o couro cabeludo dos efeitos nocivos do sol, garantindo a saúde dos fios”.

Além da hena em pó é fácil encontrar o produto em creme, mais prático de usar e com rápida absorção. Ao contrário do tradiciona­l pó, possui solvente e corantes químicos em sua composição, mas que são leves e não penetram na cutícula do cabelo, atuando mais superficia­lmente. “Seu efeito é similar ao dos xampus tonalizant­es, mas é menos nocivo”, garante Clélia.

A gama de produtos com propriedad­es naturais e menos agressivas aos cabelos é muito grande, e a adoção dos extratos naturais em detrimento da química é uma forte tendência, muito bem-recebida pelas mulheres. Seja aproveitan­do os produtos com alta tecnologia ou utilizando-se das técnicas milenares, com as receitas caseiras indicadas, é sempre bom lembrar que o ideal é procurar e escolher os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil