Revista Yoga

IOGA UMA VIDA DE

-

Viemos ao mundo como almas individuai­s para aprendermo­s a viver em comunhão com as pessoas e o universo. Para nos ajudar neste aprendizad­o, podemos utilizar o legado deixado pelos indianos, chamado ioga. A ioga requer que sigamos um sistema de valores chamados yamas e nyamas, condutas éticas que valem para todos os seres. Princípios básicos que mantêm uma ecologia entre as pessoas, animais e todo o planeta. Os yamas lidam com a relação do indivíduo com o mundo exterior. Os nyamas têm uma ligação com a conduta da pessoa em relação a ela mesma. A prática de ioga prescreve uma série de disciplina­s práticas e hábitos diários saudáveis, eliminando qualquer tipo de excesso. Trabalha com purificaçõ­es do corpo através das técnicas de kriyas e purificaçã­o da mente e das emoções através da meditação.

Podemos perceber que ioga não é apenas a prática de posturas e exercícios de respiração. Praticar ioga é viver uma vida de ioga; é estar consciente de todos os atos numa relação amigável e saudável com você e com o mundo. Todo o esforço é válido, pois com ele vem junto a promessa de que viverá o presente e será livre para agir. Através da prática, encontrará paz interior; agirá de acordo com o momento presente. Não terá necessidad­e de preencher o vazio interior inerente a todos os seres; você se sentirá completo.

Mas praticar ioga de verdade é tão difícil como caminhar pelo fio de uma navalha. A ioga nos dá uma visão ampla de tudo o que precisamos ver; mostra as nossas qualidades, nossos potenciais, mas também mostra erros e defeitos. E é preciso ter coragem para tomar consciênci­a, olhar para as qualidades e também trazer os defeitos para a luz. O aprendizad­o nem sempre é fácil, mas lembre-se de que, quando aprendemos alguma lição, não precisamos repeti-la.

Estando consciente de nossos atos, pegamos-nos cometendo erros, e o pior, repetindo os mesmos erros. Isso não é problema. O problema acontece quando o iogue não percebe suas próprias dificuldad­es, e acha realmente que ioga é um santo remédio. Que o simples fato de falar que pratica ioga pode fazer toda a diferença, e não é bem assim. A antiga e sábia frase: “é errando que se aprende” nos faz lembrar que, quando erramos consciente­mente, percebemos nossos mecanismos, percebemos o porquê do erro. Dessa forma, podemos parar antes de errar novamente. Uma vida de ioga não é fácil, mas, com certeza, o esforço vale a pena.

 ??  ??
 ??  ?? Camila Reitz †d iretora d oyog ash ala, esp a–op ara a p r“tica d e Yog a em Florian…p olis(sc), formad a em ed uca–ãof•sica efez cursosd eforma–ãod easth ang a Yog a em Sãofrancis­co, nosestad osunid os, ebyronbay, na Austr“lia.para saber maissobre seutrabalh oesua ag end a d ecursos, acesse:www.y og ash ala. com.br, www.devi.com.br
Camila Reitz †d iretora d oyog ash ala, esp a–op ara a p r“tica d e Yog a em Florian…p olis(sc), formad a em ed uca–ãof•sica efez cursosd eforma–ãod easth ang a Yog a em Sãofrancis­co, nosestad osunid os, ebyronbay, na Austr“lia.para saber maissobre seutrabalh oesua ag end a d ecursos, acesse:www.y og ash ala. com.br, www.devi.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil