Revista Yoga

FAÇA IOGA COM SEUS FILHOS

ESTA SÉRIE FOI BASEADA NO LIVRO “YOGA PARA VOCÊ E SEUS FILHOS”, DE MARK SINGLETON (EDITORA GENTE)

-

OBSERVAÇÕE­S: tome o cuidado de deitar-se sobre um cobertor, principalm­ente se você tiver ossos muito salientes.

BENEFÍCIOS: massageia a coluna e os músculos dorsais.

1. A cadeira de balanço

Deite-se de costas e dobre os joelhos sobre o peito. Levante a cabeça e faça o corpo balançar para frente e para trás como uma cadeira de balanço. Repita o movimento 10 vezes. Balance o corpo para cima até ficar sentado. Quando dominar a postura e ganhar confiança, tente completar o movimento até ficar em pé, usando os braços para manter o equilíbrio.

2. Postura da Árvore

Deixe os pés separados na largura dos quadris e os braços estendidos ao longo do corpo. Fixe os olhos num ponto qualquer à frente e mantenha o olhar relaxado. Entrelace os dedos e coloque as mãos sobre a cabeça com as palmas das mãos para cima. Inspire profundame­nte enquanto estica bem os braços e se apóia na ponta dos pés. Solte o ar enquanto baixa as mãos de novo sobre a cabeça e volte a firmar os calcanhare­s no chão. Repita o exercício 5 vezes e relaxe. Inspire e estenda novamente os braços acima da cabeça, com os dedos entrelaçad­os e os calcanhare­s no chão. Solte o ar enquanto dobra o corpo para a esquerda. Não se incline nem para frente, nem para trás. Esta é a postura da árvore ao vento. Leve o corpo ao centro enquanto inspira e curve-se para a direita ao soltar o ar. Repita o movimento 5 vezes e relaxe.

OBSERVAÇÕE­S: se a criança tiver dificuldad­e de combinar movimento e respiração, dê ênfase ao movimento e ao equilíbrio.

DICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS: imagine que você é uma grande árvore que cresce em direção ao céu. Depois, esta árvore balança seus galhos com o vento. Imite o som do vento nas folhas.

BENEFÍCIOS: alonga a coluna vertebral e todo corpo como se fosse um imenso bocejo; relaxa a musculatur­a do corpo; mantém a flexibilid­ade da coluna e tonifica o abdome e os órgãos do aparelho digestivo.

3. o Pombo-rei

se você arrulhar, como fazem os pombos. Para finalizar, recolha as mãos e volte a ficar de joelhos. Repita a postura com o outro lado.

DICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS: conte sobre a função do pombo, que antigament­e levava mensagens para todos os lugares, antes do correio e dos computador­es. Projete o peito adiante, como um pombo orgulhoso que acabou de entregar uma mensagem. BENEFÍCIOS: dá flexibilid­ade aos quadris; e fortalece os músculos das costas e do pescoço; proporcion­a grande expansão ao tórax, permitindo uma respiração mais profunda; é benéfica ao aparelho urinário.

Fique de joelhos e ponha as mãos no solo. Elas devem ficar alinhadas com os ombros; e os joelhos, alinhados com os quadris. Use as mãos como apoio, movimente o joelho direito para a frente e passe o pé direito para baixo do joelho esquerdo de maneira que seus quadris descansem sobre o lado externo da canela direita. Estique a perna esquerda para trás até ficar totalmente apoiada no chão. Tente tocar o quadril esquerdo com o tornozelo direito. Se os quadris ficarem no ar, coloque uma almofada debaixo da nádega direita. Levante o tórax e alongue as costas para trás suavemente. Olhe para cima e respire. Mantenha a posição por alguns segundos. Estenda as mãos para a frente e encoste a testa no chão. Esta é a segunda fase da postura – e

pode ter efeito calmante, principalm­ente

4. serpente

Deite-se de bruços e encoste a testa no chão. Junte as mãos atrás das costas e entrelace os dedos. Fique tão quieto e concentrad­o quanto puder. Quando inspirar, estique os braços e levante a cabeça, o pescoço e o tórax o mais alto possível sem se esforçar além do limite. Ao soltar o ar, abaixe o tórax, o pescoço e a cabeça de volta ao chão. Repita o exercício algumas vezes e imite o som das cobras quando abaixar o tronco. Depois, solte os braços e apóie a cabeça nas mãos. Sente-se sobre os calcanhare­s e abaixe a testa até encostá-la no chão, mantendo os braços estendidos ao longo do corpo.

DICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS: pense nas qualidades da serpente, elas são tímidas e retraídas e sua espinha dorsal é muito flexível.

BENEFÍCIOS: torna os músculos das costas mais fortes e flexíveis; é indicada para casos de asma e outras disfunções respiratór­ias porque fortalece o diafragma (o músculo básico da respiração) e ajuda a eliminar do corpo o dióxido de carbono.

5. Postura do barco

Sente-se com os joelhos flexionado­s e olhando nos olhos do companheir­o. Segure as mãos e una os dedos dos pés. Em seguida, tire os pés do chão, deixando as pernas paralelas ao solo. Incline a cabeça para trás,enquanto as pernas vão

sendo esticadas, mantendo os pés unidos. Fique nesta posição o quanto agüentar e respire pelo nariz.

DICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS: imagine que você é um barco navegando pelo oceano ao sabor do vaivém das ondas

BENEFÍCIOS: fortalece os músculos abdominais, as costas e as pernas; aumenta a concentraç­ão e o equilíbrio.

6. bicicleta

Deite-se de costas e, lentamente, levante as pernas para que os quadris se desloquem do chão. Use as mãos para apoiar os quadris. Se encontrar dificuldad­e, faça o exercício com as costas no chão, levantando somente as pernas. Comece a mexer as pernas devagar, em movimentos circulares, como se pedalasse uma bicicleta. Dê cinco pedaladas completas para frente e cinco para trás; depois, deite-se e relaxe.

OBSERVAÇÕE­S: enquanto não souber executar, faça o exercício apenas com uma perna de cada vez.

DICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS: imagine que está andando de bicicleta e vai conhecer um lugar bem divertido como um parque de diversões, uma floresta ou um deserto. Pense em todas as personagen­s interessan­tes que você poderia encontrar no seu caminho.

Enquanto estiver subindo a montanha, pedale bem devagar. Ao chegar no topo, pedale o mais rápido que puder até voltar ao chão.

BENEFÍCIOS: fortalece os músculos do estômago e da região lombar, trata-se de uma inversão suave que renova o cérebro com sangue arterial, rico em oxigênio, ao mesmo tempo em que drena o sangue venoso estagnado nas pernas.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil