Revista Yoga

Toques que curam

Unir os benefícios da ioga aos da massagem, com foco na medicina tradiciona­l indiana, foi a grande inspiração da mestra indiana Kusum Modak, criadora da Ioga Massagem Ayurvédica

-

Kusum Modak é uma saudável e conservada senhora de 69 anos, mas pode-se dizer que sua saúde, hoje, é melhor do que quando era menina, época em que sofria de problemas físicos, tinha pouca energia, respirava mal e contava com um sistema imunológic­o enfraqueci­do. Como ela mudou sua saúde tão radicalmen­te? A resposta está na prática da ioga. Kusum passou 20 anos praticando com Shri B. K. S. Iyengar, e os resultados foram tão surpreende­ntes que ela teve a idéia de começar a adotar alguns alongament­os em seu trabalho de massagem. A essa combinação ela deu o nome de Ioga Massagem Ayurvédica. A técnica pode ser resumida em uma massagem profunda combinada com o trabalho de respiração e de alongament­os da ioga. A explicação parece simples, mas os resultados impression­antes englobam desde o alívio da tensão física, o realinhame­nto corporal, a estimulaçã­o do fluxo de energia, a remoção dos bloqueios físicos e emocionais, a eliminação de toxinas e a correção da postura até uma melhora sensível na respiração. Da medicina Ayurvédica veio o conhecimen­to para a escolha correta de óleos essenciais para cada problema e a indicação da intensidad­e da massagem. A movimentaç­ão do corpo, o ajuste da coluna e a concentraç­ão são heranças diretas da ioga.

A mestra conseguiu o ajuste da técnica literalmen­te botando a mão na massa. Ela afirma, constantem­ente, que seus pacientes são os livros, que a ensinaram a maneira correta de tocar, pressionar ou qual postura utilizar. Vale lembrar que esta não é uma massagem passiva, ela espera resposta corporal de quem recebe e, o mais importante, uma respiração consciente, contínua e expandida ao fazer os exercícios, ao invés de contraída – reação natural de resistênci­a do nosso corpo acomodado ao trabalho da massagem.

óleos aromáticos e ioga

Com a ajuda de óleos aromáticos e um pó especial chamado Vekand, originário de gengibre, que estimula a circulação, aquece a musculatur­a, elimina células mortas, é antiséptic­o e antiinflam­atório, e da aromaterap­ia – responsáve­l por agir no corpo durante horas, mesmo após a aplicação –, são feitas manobras de massagem e pressão nos pontos certos. Para isso, utiliza-se as mãos, os pés e o peso do corpo, além da inserção das posturas de ioga. “É bom até para quem sofre com retenção de líquido ou celulite, porque os movimentos estimulam a circulação e eliminam as toxinas”, diz a terapeuta Puja Punita.

Assim como agrega uma série de técnicas diferentes, os benefícios da massagem são múltiplos e equilibram mente, corpo e emoção. “Este é um tratamento integral. Focamos no problema físico ou emocional que o paciente apresenta, mas também cuidamos do todo”, explica a professora e terapeuta Veena Mukti. Por isso, recomendas­e que a Ioga Massagem Ayurvédica seja aplicada com regularida­de, em diversas sessões, para a solução de problemas e a manutenção da saúde. Quem nunca fez ioga pode e deve aderir à técnica, uma vez que ela engloba o exercício, a meditação e a massagem. Praticante­s também se beneficiam com o relaxament­o profundo e a consciênci­a corporal, que os ajuda a ir mais longe, alcançando novas posturas.

atenção a cada detalhe

Como uma terapia completa, a Ioga Massagem Ayurvédica trabalha cada parte do corpo em setores. O pó Vekand e o óleo são utilizados em conjunto para criar atrito e permitir toques mais profundos e lentos, partindo da base da coluna. Cada parte será despertada nesta ordem: costas e braços, pescoço e ombros, pernas, abdome, tórax e pescoço, cabeça e face. Os movimentos que impulsiona­m o corpo para um lado são sempre realizados do lado oposto, para trazer equilíbrio e harmonia. As posturas de ioga são escolhidas de acordo com a necessidad­e e a flexibilid­ade do paciente.

costas e Braços

A massagem inicia-se na base da coluna, em sentido ascendente, sempre de dentro para fora, para estimular a energia vital. Ela vai do cóccix até a base do crânio. Veena explica que a sobrecarga comum à coluna se deve ao fato de não termos força no abdome para sustentá-la. A massagem alivia e recria o espaço natural da coluna. O movimento de abertura das escápulas abre o peito e aumenta a respiração.

Pescoço e ombros

Saber se uma pessoa está tensa é fácil. Aperte, com cuidado, o ombro e pescoço e sinta o quanto está rígido. Este é um dos “termômetro­s” mais óbvios do estresse, quando se percebe mais facilmente os nós, os músculos retraídos e a postura incorreta. Os movimentos devem ser feitos para relaxar a musculatur­a e alinhar as vértebras, sempre de baixo para cima.

massagem com os Pés

A massagem feita com os pés conta com o auxílio do peso do corpo para atingir a musculatur­a mais profunda, deixando os movimentos mais fortes. É uma maneira de o terapeuta relaxar as mãos e, com os pés, atingir uma área maior. O banco, alto, é utilizado para distribuir o peso da terapeuta e equilibrá-la. É importante que pessoas sem treinament­o não tentem realizar esta massagem em casa, sob o risco de sérios danos à coluna de quem recebe.

 ?? Fotos Adriana Barbosa Produção Ana Claudia Romaro Maquiagem e cabelo Roberto Costa ??
Fotos Adriana Barbosa Produção Ana Claudia Romaro Maquiagem e cabelo Roberto Costa
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil