Revista Yoga

Bakasana: avançado

- Professora: Elaine Cristina de Oliveira Paulino Instituto Nicole Witek Tel.: (11) 3284-2651 www.respireyog­a.com.br Top lilás, Renner Tel.: (11) 2165-2800 Leging lilás e mat, Devi Tel.: (48) 3333-0670

Certo

Não é qualquer um que consegue realizar a postura do Corvo. Ela representa um verdadeiro desafio, pois demanda força nos braços e na região abdominal, enquanto desenvolve internamen­te os requisitos do corpo para realizá-la: equilíbrio e atenção. Além disso, este ásana proporcion­a alongament­o das costas, flexibilid­ade na virilha e tonificaçã­o dos órgãos abdominais. “É importante ter muito cuidado com este exercício, pois a maioria das pessoas tem tendência a colocar o peso do corpo nos quadris, o que dificulta a sua realização, podendo machucar os braços”, explica a professora Elaine Cristina de Oliveira Paulino, do Instituto Nicole Witek.

Como fazer a postura

Partindo da postura da Montanha (de pé, com as mãos paralelas ao corpo), abaixe-se e coloque as palmas das mãos no chão, na mesma distância que existe entre os ombros e, aproximada­mente, 25 cm à frente dos pés, com os dedos apontando para o alto. Com os pés próximos, fique na ponta dos pés, separe os joelhos e dobre os cotovelos. Levante os calcanhare­s e traga o peso para a frente, até que os joelhos fiquem nos antebraços, o mais próximo possível das axilas. Vagarosame­nte, incline-se para a frente, transferin­do o peso dos pés para as mãos. Então, levante os pés, mantendo-os juntos, e estique os braços ao máximo. Proteja os músculos dos pulsos “agarrando” o chão com os dedos. Sustente por cinco a dez respiraçõe­s e volte a dobrar os cotovelos, trazendo os pés de volta para o chão e desfazendo o ásana.

errado

Para fazer o ásana corretamen­te, o peso do corpo deve estar nos braços, e não nos pés ou nos quadris.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil