Revista Yoga

FOCO E EQUILÍBRIO DO CORPO PARA A VIDA

IOGA PODE SER UMA FORTE ALIADA PARA SILENCIAR O AMBIENTE EXTERNO, PERMITINDO QUE O DIÁLOGO INTERNO TRANSCORRA FACILMENTE. PARA ISSO, TROUXEMOS CINCO POSIÇÕES QUE VÃO AJUDÁ-LO A ACERTAR O FOCO, A MANTER O CONTROLE E A AUMENTAR A CONCENTRAÇ­ÃO NAS ATIVIDADES

-

e AEstar em harmonia é próprio da natureza humana. O ser humano é destinado e nasceu para a felicidade e a realização. A sociedade competitiv­a, que nos obriga a sermos os melhores, os mais bonitos e os mais espertos, cria a falsa sensação de vivermos em um mundo hostil, onde todos são concorrent­es. “Temos extremas expectativ­as com relação ao futuro, tornando-nos ansiosos ou nostálgico­s. Futuro e passado tiram a atenção do presente momento, da ação que precisamos desempenha­r agora”, diz a professora Marilene Cardeal. Em vez de olhar ao redor procurando a felicidade, a ioga ensina que tudo de que precisamos está dentro de nós mesmos, aqui e agora. Por meio da prática, ela propõe a busca interna, a transforma­ção interior, a paz, a auto-aceitação e, por fim, o equilíbrio.

No dia-a-dia, a ioga ajuda a usar a atenção e o foco de forma consciente para alcançar melhores resultados. Ao alongar os músculos tensos fortalecen­do os que estão fracos, otimiza-se o rendimento muscular, aumenta-se o controle entre os músculos, e previnem-se as lesões. Mas, para isso, é preciso conduzir os exercícios corretamen­te, de acordo com a necessidad­e do aluno. O equilíbrio se traduz por esse direcionam­ento, que é atingido quando o ponto médio entre dois extremos é conquistad­o. “Existem várias ferramenta­s próprias para energizar quem está muito cansado ou para acalmar pessoas agitadas. Entre elas, estão os ásanas e os pranayamas”, explica Marilene. “São posturas que exigem equilíbrio físico e, por isso, incentivam o trabalho mental”, completa. Veja, a seguir, alguns exercícios que auxiliam o equilíbrio entre o corpo e a mente.

PARIVRTTA TRIKONASAN­A

Em pé, com os calcanhare­s internos e os dedões dos pés unidos, leve a perna esquerda para trás, ativando a musculatur­a das pernas e criando um triângulo com as mesmas. Olhe para a frente, afaste os braços, levante-os na altura dos ombros e estenda completame­nte a coluna, desde o cóccix até o topo da cabeça. Incline o tronco à frente, trazendo-o paralelo ao chão e, a partir da cintura, gire-o levando a mão esquerda ao solo ou sobre um bloco, ao lado do pé direito. Gire o pescoço na direção do braço direito, acima do corpo, e olhe para a mão direita. Durante o exercício, mantenha sempre os braços estendidos.

BENEFÍCIOS: revitaliza o sistema nervoso ao alongar os músculos paraverteb­rais, além de tonificar e massagear órgãos do sistema digestivo e ampliar a respiração, devido ao alongament­o produzido nos músculos do peito.

PRECAUÇÕES: pessoas com problemas de coluna necessitam de orientação médica.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil