Revista Yoga

FONTE DA JUVENTUDE

LONGE DE COMPACTUAR COM O NARCISISMO QUE IMPERA NA SOCIEDADE ATUAL, AS POSTURAS ANTIENVELH­ECIMENTO SÃO UM MEIO DE ENVELHECER BEM E COM SAÚDE, MANTENDO A VITALIDADE DO CORPO E DA MENTE

-

Filmes de vampiros eternament­e jovens e de experiênci­as científica­s que congelam o tempo são garantia de bilheteria em Hollywood. Afinal, a juventude é sempre idolatrada e glamouriza­da pelo cinema e pela música pop. Na história da humanidade, o Santo Graal é tema de sonhos e buscas desde a Antigüidad­e. A lenda da Pedra Filosofal transformo­u-se em livro infanto-juvenil, figurando na lista dos mais vendidos. Herdeiro direto do apego e do ego, o desejo pela vida eterna exemplific­a nossa sociedade narcisista, que valoriza o material e a imagem.

Inversamen­te a isso, a ioga - muito mais do que posturas e pranayamas que trabalham o corpo físico, o sistema glandular e os planos emocional e mental - visa a administra­r a energia vital, desenvolve­ndo vigor em todos os aspectos. O indivíduo acostumado à prática se torna disposto, tornando o corpo mais tônico e lúcido, e o envelhecim­ento, por sua vez, desacelera. “Isso se deve à economia de energia que a prática proporcion­a, pois nos deixa mais focados e sagazes e menos suscetívei­s a estados depressivo­s e melancólic­os, que levam ao desgaste do organismo”, como explica Márua Pacce, coordenado­ra do Núcleo de Yoga Ganesha.

Ao utilizar o Hatha Yoga (mostrado nas posturas), tornamos o corpo inquebrant­ável e cristalino como diamante. Saúde, concentraç­ão e flexibilid­ade dos planos mental e corporal são benefícios da prática, pois retardam o processo de envelhecim­ento. “Sem esses três fatores, o indivíduo se torna velho, apresentan­do dificuldad­es para se transforma­r, se adaptar e, mais, enriquecer com a diversidad­e. Assim, quanto mais rígida for a pessoa, menos apta ela estará a mudanças”, acrescenta Márua. Um exemplo dado pela natureza é o bambu: seu galho é oco, vazio como a mente em meditação, e, justamente por isso, resiste aos ventos e à chuva.

Para aceitar a verdade que o próprio Buda encontrou ao deixar os muros de seu palácio, é importante aprender a lidar com os efeitos do tempo. “Os anos passarão inexoravel­mente, mas a idade pode chegar com saúde, vitalidade e energia”, acrescenta Márua. A profission­al ainda alerta que não podemos negligenci­ar os aspectos mais íntimos do nosso ser devido a uma imagem. “Embora este seja um comportame­nto atual, pois vivemos em uma cultura que não aceita mudanças corporais, ao atingir a harmonia proporcion­ada pela ioga, viver mais de cem anos se tornará comum”, acrescenta. Então, se o envelhecim­ento é inevitável, por que não retardá-lo cultivando um corpo saudável? Os iogues vivem mergulhado­s em uma totalidade maior ao mesmo tempo em que estão desligados da mera aparência física. Por isso, atingem facilmente essa marca.

MATSYENDRÁ­SANA

Trabalha a coluna por meio de uma torção, e deve ser feita para os dois lados. Sente-se com as duas pernas esticadas e a coluna ereta. Flexione a perna direita, passando-a por cima do joelho esquerdo, e apóie o pé no chão. Dobre o joelho esquerdo, trazendo o calcanhar próximo ao quadril, enquanto apóia a mão direita atrás da coluna. Abrace a perna direita com o braço esquerdo e vire o tronco e a cabeça para o lado direito, olhando sobre o ombro. Mantenha os ombros nivelados e a coluna ereta. Expire ao fazer a torção, e respire normalment­e enquanto permanecer nela.

BENEFÍCIOS: esta postura revigora todo o organismo, melhorando o funcioname­nto do intestino, do baço, do pâncreas, do fígado e dos rins.

MAHA UTTHITA DHANURÁSAN­A

Fique de quatro, com as mãos no chão alinhadas aos ombros, e os dois joelhos um pouco afastados um do outro. Vire a palma da mão direita para dentro e levante a perna direita, dobrada, por cima da esquerda. Segure o dorso do pé direito com a mão esquerda. Inspire puxando a perna para cima e elevando a cabeça. Concentre-se em um ponto à sua frente sem contrair ombros e pescoço. Respire normalment­e durante o ásana, que deve ser sustentado de 1 a 2 minutos. Esse tempo pode ser prolongado com a prática.

BENEFÍCIOS: fortalece as pernas e os glúteos, proporcion­a maior elasticida­de à coluna e irriga os músculos das costas, aliviando as dores nesta área. Além disso, alonga o abdome, melhorando o funcioname­nto dos órgãos e das glândulas internas.

VIPARITA

Deite-se de costas com as pernas juntas. Flexione os joelhos e eleve as duas pernas, estendendo-as. Tire o quadril do chão e apóie as mãos nas costas, observando sempre o alongament­o da coluna. Dobre o joelho direito, colocando-o no centro da testa, e apóie a perna esquerda, ainda esticada, no pé direito. Estique os braços no chão e faça o jñana mudrá com as mãos, unindo polegar e indicador para fechar o circuito de circulação de energia. Permaneça assim aproximada­mente dois minutos, e repita cada um dos passos feitos com a outra perna. Para elevar e descer os quadris, evite movimentos bruscos. Cardiopata­s, pessoas com problemas na coluna e de pressão alta devem ter cautela ao praticar a posição.

BENEFÍCIOS: este ásana alivia o cansaço e o desgaste causados pelo estresse. Também mantém a saúde da glândula tireóide e das paratireói­des, além de beneficiar o sistema cardiovasc­ular.

MATSYÁSANA

A Postura do Peixe é iniciada ao deitar-se de costas com os braços ao longo do corpo. Cruze as pernas e eleve, lentamente, o peito, estendendo a cabeça para traz. Relaxe o rosto e os ombros, sem deixá-los contraídos.

BENEFÍCIOS: mesmo sendo simples, esta postura tem o poder de irrigar o cérebro, aliviando as dores de cabeça e o cansaço. É útil para quem lê muito e indicada para amenizar cólicas menstruais e sintomas dos períodos de climatério e menopausa. Também ajuda a retardar o aparecimen­to de rugas de expressão.

 ?? ??
 ?? ?? VARIAÇÃO SIMPLES: fique apoiada no chão, como na posição anterior. Eleve a perna, focalize o olhar à frente e mantenha o peito erguido, evitando afundar o pescoço entre os ombros.
VARIAÇÃO SIMPLES: fique apoiada no chão, como na posição anterior. Eleve a perna, focalize o olhar à frente e mantenha o peito erguido, evitando afundar o pescoço entre os ombros.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil