Fi­que li­ga­do

O su­co de cac­to po­de dar um gás na ve­lo­ci­da­de e no con­di­ci­o­na­men­to fí­si­co

Runner’s World (Brazil) - - ÍNDICE - POR RICK PEARSON

O su­co de cac­to po­de dar um gás na ve­lo­ci­da­de e no con­di­ci­o­na­men­to fí­si­co

UMA BE­BI­DA PRO­ME­TE ABALAR seus trei­nos: o su­co de cac­to. Apa­ren­te­men­te, o con­su­mo re­gu­lar de ape­nas 150 ml des­se “pro­du­to es­pi­nho­so” po­de nos dei­xar mais rá­pi­dos e em me­lhor for­ma, se­gun­do uma no­va pes­qui­sa.

O es­tu­do, re­a­li­za­do pe­lo Cen­tro Na­ci­o­nal de Medicina e Ci­ên­cia Es­por­ti­va da Tu­ní­sia, mos­trou que a in­ges­tão diá­ria de su­co de cac­to le­vou a me­lho­ras ae­ró­bi­cas im­pres­si­o­nan­tes num pe­río­do de du­as se­ma­nas. No fim do es­tu­do, os 22 par­ti­ci­pan­tes con­se­gui­ram cor­rer mais e acha­ram que fi­cou mais fá­cil se exer­ci­tar. Além dis­so, o VO2 máx. – ta­xa má­xi­ma de oxi­gê­nio que o co­ra­ção e os mús­cu­los con­se­guem usar du­ran­te o exer­cí­cio de for­ma efi­caz – ha­via au­men­ta­do, e to­mar su­co de cac­to tam­bém di­mi­nuiu, apa­ren­te­men­te, o da­no mus­cu­lar pro­vo­ca­do por exer­cí­ci­os de re­sis­tên­cia. No mais, a be­bi­da atua co­mo um an­ti­o­xi­dan­te e cap­tu­ra os incô­mo­dos ra­di­cais li­vres.

O su­co de cac­to ain­da não es­tá à ven­da no Bra­sil, mas, se a plan­ta for aces­sí­vel na re­gião on­de vo­cê mo­ra, o pre­pa­ro é re­la­ti­va­men­te sim­ples. Com uma lu­va, re­mo­va es­pi­nhos e nós. La­ve e dei­xe as fo­lhas de mo­lho por al­guns mi­nu­tos e de­pois se­que-as com papel to­a­lha. Cor­te-as em cu­bos de 2,5 cm e jo­gue-os nu­ma cen­trí­fu­ga, um a um, até con­se­guir um su­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.