TRÊS FOR­MAS DE ACAL­MAR A AN­SI­E­DA­DE DO POLIMENTO

Runner’s World (Brazil) - - PULSAÇÃO TREINO -

Mui­tos cor­re­do­res têm um re­la­ci­o­na­men­to de amor e ódio com o polimento, ou se­ja, aque­las úl­ti­mas du­as ou três se­ma­nas an­tes da com­pe­ti­ção. Se vo­cê já fez a par­te prin­ci­pal da ro­da­gem, o que é bom, por ou­tro, o ner­vo­sis­mo po­de se ins­tau­rar, já que há me­nos tem­po de cor­ri­da pa­ra te dis­trair. A se­guir, três es­tra­té­gi­as pa­ra um polimento li­vre de es­tres­se, se­gun­do a trei­na­do­ra Jenny Had­fi­eld.

Des­can­se bem

A ro­da­gem e a in­ten­si­da­de da sua pla­ni­lha de trei­na­men­to di­mi­nu­em à me­di­da que o dia da cor­ri­da se apro­xi­ma. Mas o ca­os em ou­tras es­fe­ras da vi­da po­de ser tão es­tres­san­te quan­to os trei­nos mais in­ten­sos. Não se com­pro­me­ta ex­ces­si­va­men­te com o tra­ba­lho. Dur­ma bas­tan­te pa­ra ob­ter o des­can­so men­tal e fí­si­co que seu cor­po ne­ces­si­ta.

Fi­que ro­de­a­do de po­si­ti­vi­da­de

Crie um man­tra que vo­cê pos­sa re­ci­tar men­tal­men­te ou em voz al­ta pa­ra man­ter o pen­sa­men­to po­si­ti­vo. Um dos meus é: “Sou for­te, es­tou pre­pa­ra­da”. É fá­cil de gra­var, me acal­ma e me faz lem­brar de que es­tou pron­ta pa­ra a cor­ri­da. Tam­bém é uma óti­ma me­di­ta­ção pa­ra a vés­pe­ra da pro­va e pa­ra a ho­ra da largada.

Pla­ne­je a es­tra­té­gia da pro­va

O me­do do des­co­nhe­ci­do ali­men­ta a an­si­e­da­de. Pla­ne­je to­da lo­gís­ti­ca re­la­ci­o­na­da à cor­ri­da, co­mo a vi­a­gem e as op­ções de ali­men­ta­ção e de re­ti­ra­da do nú­me­ro de pei­to com bas­tan­te an­te­ce­dên­cia, e con­fi­ra o ma­pa do per­cur­so pa­ra sa­ber exa­ta­men­te o que te es­pe­ra. Tam­bém po­de ser ca­tár­ti­co es­cre­ver seus ob­je­ti­vos pa­ra o dia da pro­va. In­clua di­ver­sas op­ções pa­ra co­brir tu­do o que po­de acon­te­cer no dia da cor­ri­da: pla­no A (tem­po, saú­de e trei­na­men­to bons); pla­no B (tem­po de­cen­te, sen­sa­ções den­tro da mé­dia, trei­na­men­to ok); e pla­no C (tem­po quen­te e úmi­do, trei­na­men­to ra­zoá­vel e mui­to es­tres­se na vi­da).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.