COR­RER, DES­CAN­SAR, COM­PE­TIR, RE­PE­TIR

Quer man­dar bem em vá­ri­as pro­vas na pró­xi­ma tem­po­ra­da? O cam­peão mas­ter e trei­na­dor de cor­ri­da PE­TE MAGILL ex­pli­ca co­mo se man­ter na me­lhor for­ma pos­sí­vel se­ma­na após se­ma­na

Runner’s World (Brazil) - - ÍNDICE - POR PE­TE MAGILL

Quer man­dar bem em vá­ri­as pro­vas na pró­xi­ma tem­po­ra­da? Mos­tra­mos co­mo se man­ter na me­lhor for­ma se­ma­na após se­ma­na

VO­CÊ SEN­TI­RÁ A INJEÇÃO DE ADRE­NA­LI­NA DE SE PO­SI­CI­O­NAR NA LAR­GA­DA A CA­DA DU­AS OU TRÊS SE­MA­NAS.

EM­BO­RA ATLE­TAS de eli­te cor­ram por tem­po­ra­das (en­glo­ban­do cor­ri­das de as­fal­to, pis­ta e cross-coun­try), a mai­o­ria dos ama­do­res ou trei­na pa­ra al­can­çar um pi­co de de­sem­pe­nho em um úni­co even­to, co­mo uma meia ou ma­ra­to­na, ou se jo­ga em com­pe­ti­ções oca­si­o­nais sem um ob­je­ti­vo ou pla­ni­lha de trei­nos de­fi­ni­dos. O que é mui­to ruim, por­que uma tem­po­ra­da bem pla­ne­ja­da é uma das me­lho­res coi­sas que nos­so es­por­te tem a ofe­re­cer.

Uma tem­po­ra­da de com­pe­ti­ções não pre­ci­sa ser fei­ta de cor­ri­das san­ci­o­na­das ofi­ci­al­men­te. Po­de ser qual­quer pro­gres­são de com­pe­ti­ções den­tro de um pe­río­do de se­ma­nas ou me­ses. As cor­ri­das po­dem com­pre­en­der vá­ri­as dis­tân­ci­as, e seu ob­je­ti­vo de­ve ter du­as par­tes: uma pre­pa­ra­ção má­xi­ma du­ran­te o pe­río­do de ba­se, de­pois uma per­for­man­ce con­sis­ten­te e com me­lho­ras na sé­rie de cor­ri­das que for­ma­rem seu ob­je­ti­vo. Ao lon­go do ca­mi­nho, vo­cê sen­ti­rá a injeção de adre­na­li­na de se po­si­ci­o­nar na lar­ga­da a ca­da du­as ou três se­ma­nas, o de­sa­fio de en­ca­rar cor­ri­das de dis­tin­tas dis­tân­ci­as e a ener­gia com­pe­ti­ti­va das ri­va­li­da­des que irão sur­gin­do en­tre vo­cê e ou­tros cor­re­do­res, à me­di­da que ros­tos vão se tor­nan­do fa­mi­li­a­res e li­nhas de ba­ta­lha vão se de­mar­can­do. É uma sen­sa­ção emo­ci­o­nan­te.

É cla­ro, uma tem­po­ra­da de com­pe­ti­ções bem-su­ce­di­da de­man­da uma pla­ni­lha de trei­nos bem equi­li­bra­da. Vo­cê não vai se sair bem ape­nas com trei­nos de dis­tân­cia e tem­po nem com so­men­te um trei­no de pis­ta por se­ma­na. A se­guir, co­mo trei­nar pa­ra com­pe­tir bem du­ran­te to­da a tem­po­ra­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.