TREI­NO DI­FÍ­CIL PA­RA COM­PE­TI­ÇÕES DI­FÍ­CEIS

Es­tes trei­nos aju­dam a cri­ar a for­ça men­tal ne­ces­sá­ria pa­ra cor­rer for­te no dia D. A me­ta de­ve ser se co­lo­car em si­tu­a­ções que lhe ti­rem da sua zo­na de con­for­to.

Runner’s World (Brazil) - - INSPIRAÇÃO DANI SERRES -

/ 1 NÃO DÊ DES­CAN­SO PA­RA SUA MEN­TE

Eli­mi­ne a mu­le­ta psi­co­ló­gi­ca de con­tar com o pró­xi­mo in­ter­va­lo fa­zen­do um trei­no con­tí­nuo. In­clua trei­nos se­me­lhan­tes aos de tem­po run, nos quais vo­cê al­ter­ne cor­ri­das mais rá­pi­das que o rit­mo de tem­po run com seg­men­tos de re­cu­pe­ra­ção ati­va, que se­jam pou­co mais len­tos que seu rit­mo nes­se ti­po de cor­ri­da. O rit­mo de “re­cu­pe­ra­ção” de­ve ser um que ain­da exi­ja sua con­cen­tra­ção e te for­ce o su­fi­ci­en­te pa­ra que vo­cê não se re­cu­pe­re to­tal­men­te, nem do pon­to de vis­ta men­tal, nem fí­si­co, ao che­gar no pró­xi­mo seg­men­to mais rá­pi­do.

2 / MELHORE SUA CON­CEN­TRA­ÇÃO

Se a con­cen­tra­ção for seu pon­to fra­co, co­lo­que-se em si­tu­a­ções que te for­cem a fo­car. Tro­car um tem­po run no par­que por um na es­tei­ra, sem mú­si­ca nem te­le­vi­são, é uma óti­ma ma­nei­ra de tra­ba­lhar is­so. Ou­tra ideia é dei­xar os fo­nes de ou­vi­do em ca­sa ao fa­zer um lon­gão ou um trei­no em pis­ta so­zi­nho. É du­ran­te mo­men­tos co­mo es­ses que a con­cen­tra­ção po­de ser de­sen­vol­vi­da ple­na­men­te.

3 / DIMINUA O DES­CAN­SO

Re­du­za ligeiramen­te a du­ra­ção do in­ter­va­lo de re­cu­pe­ra­ção. Por exem­plo, em vez de cor­rer 6 × 800 me­tros em rit­mo de 5 km com 2min30 de des­can­so, ex­pe­ri­men­te cor­rer 10 a 12 × 400 me­tros em rit­mo de 5 km, co­me­çan­do com 60 se­gun­dos de des­can­so e re­du­zin­do o tem­po até 30 se­gun­dos. En­tão vo­cê não vai fi­car tran­qui­lo por sa­ber que te­rá mui­to tem­po pa­ra se re­cu­pe­rar de­pois de ca­da re­pe­ti­ção. Ten­do ape­nas um cur­to des­can­so, vo­cê te­rá só um le­ve in­ter­va­lo men­tal an­tes de re­co­me­çar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.