Cé­re­bro de­pres­si­vo

Os neu­ro­trans­mis­so­res de­sem­pe­nham fun­ções mui­to im­por­tan­tes no cor­po que, se es­ti­ve­rem de­se­qui­li­bra­das, po­dem le­var à de­pres­são

Segredos da Mente - - Editorial - TEX­TO E ENTREVISTAS GIOVANE ROCHA DESIGN VA­NES­SA SUEISHI

Ve­ja o que ocor­re no cé­re­bro du­ran­te o de­sen­vol­vi­men­to do dis­túr­bio

Océ­re­bro é um ór­gão que, em to­da sua com­ple­xi­da­de, é res­pon­sá­vel inú­me­ras fun­ções do cor­po hu­ma­no por meio das co­mu­ni­ca­ções en­tre as bi­lhões de cé­lu­las que for­mam o sis­te­ma ner­vo­so — os neurô­ni­os.

E es­tru­tu­ras tão mi­nús­cu­las co­mo es­sas po­dem ge­rar efei­tos de­vas­ta­do­res se fo­rem afe­ta­das por fa­to­res am­bi­en­tais, co­mo si­tu­a­ções es­tres­san­tes do dia a dia, ou al­gum des­con­tro­le do pró­prio cor­po.

Des­se mo­do, com fun­ções al­te­ra­das, al­gu­mas dis­fun­ções po­dem apa­re­cer, co­mo trans­tor­nos men­tais que afe­tam a me­mó­ria, co­or­de­na­ção mo­to­ra, con­cen­tra­ção e hu­mor, co­mo é o ca­so da de­pres­são.

Agen­tes im­por­tan­tes

Co­mo ci­ta­do no co­me­ço do tex­to, os gran­des res­pon­sá­veis pe­lo bom fun­ci­o­na­men­to da or­ga­ni­za­ção ce­re­bral são os neurô­ni­os. Es­tas cé­lu­las, atra­vés das si­nap­ses, o meio de co­mu­ni­ca­ção en­tre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.