De­sa­fio

12 exercícios que es­ti­mu­lam o ra­ci­o­cí­nio e a me­mó­ria de for­ma des­con­traí­da

Segredos da Mente - - Editorial | Sumário -

12 exercícios pa­ra exer­ci­tar a men­te

Pra­ti­car ati­vi­da­de fí­si­ca me­lho­ra o fun­ci­o­na­men­to ce­re­bral, re­for­ça a me­mó­ria e per­mi­te que os neurô­ni­os re­ce­bam nu­tri­en­tes ade­qua­dos pa­ra o seu bom fun­ci­o­na­men­to. E tu­do is­so ge­ra uma sé­rie de be­ne­fí­ci­os que pro­mo­vem bem es­tar e que au­xi­li­am no tra­ta­men­to de do­en­ças neu­ro­de­ge­ne­ra­ti­vas co­mo Alzhei­mer e o Parkinson. Ao mes­mo tem­po, ma­lhar o cérebro por meio de exercícios co­mo pa­la­vras cruzadas, sudoku, ca­ça-pa­la­vras, xa­drez ou jo­gos de car­tas tam­bém po­de ser uma for­ma de pre­ser­var as fun­ções ce­re­brais.

Um es­tu­do fei­to por pes­qui­sa­do­res do Ins­ti­tu­to de Alzhei­mer de Wis- con­sin e do Cen­tro de Pes­qui­sa da do­en­ça de Alzhei­mer de Wis­con­sin, nos Es­ta­dos Uni­dos, em 2014, su­ge­re que pas­sa­tem­pos co­mo pa­la­vras cruzadas ou jo­go de car­tas não im­pe­dem o de­sen­vol­vi­men­to de de­mên­ci­as, mas aju­dam a man­ter o cérebro ati­vo, além de au­men­tar a re­ser­va cog­ni­ti­va das pes­so­as.

Os pes­qui­sa­do­res exa­mi­na­ram 329 pes­so­as, to­das sau­dá­veis, com mé­dia de 60 anos e que ti­nham em co­mum mai­or ris­co de de­sen­vol­ver a do­en­ça de Alzhei­mer de­vi­do à sua ori­gem ge­né­ti­ca ou his­tó­ria fa­mi­li­ar. Foi iden­ti­fi­ca­do que as pes­so­as que re­la­ta­ram jo­gar car­tas ou fa­zer pa­la­vras cruzadas ti­nham mai­or vo­lu­me ce­re­bral em di­fe­ren­tes áre­as do cérebro que, nor­mal­men­te, são afe­ta­das pe­lo Alzhei­mer. Além dis­so, es­sas pes­so­as ti­nham mai­o­res pon­tu­a­ções em tes­tes cog­ni­ti­vos.

Ho­ra do de­sa­fio

Por is­so, pa­ra man­ter sua men­te ati­va, se­le­ci­o­na­mos 12 exercícios pa­ra que vo­cê trei­ne a me­mó­ria, o ra­ci­o­cí­nio ló­gi­co, a aten­ção e a lin­gua­gem. São ati­vi­da­des que con­tri­bu­em com apren­di­za­do no­vo e pre­ten­dem man­ter seu cérebro em mo­vi­men­to a par­tir dos de­sa­fi­os. Pre­pa­re-se! Pe­gue lá­pis ou ca­ne­ta e fo­lhas de pa­pel. E na­da de olhar as res­pos­tas an­tes de fi­na­li­zar o úl­ti­mo exer­cí­cio, ok? Va­mos lá!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.