ALZHEI­MER PRO­VO­CA AU­MEN­TO OU PER­DA DE APETITE?

Segredos da Mente - - Por Uma Mente Saudável -

Em re­la­ção à ali­men­ta­ção de pes­so­as com Alzhei­mer é co­mum du­as si­tu­a­ções: per­da de apetite ou fo­me exa­ge­ra­da. A nu­tri­ci­o­nis­ta Ju­li­a­na Piz­zo­co­lo aler­ta que pa­ra es­sas du­as con­du­tas é pre­ci­so que o cui­da­dor da pes­soa com a do­en­ça in­ter­ve­nha e, pa­ra is­so, é ne­ces­sá­rio que a in­ter­ven­ção se­ja gui­a­da por al­gu­mas di­cas que a es­pe­ci­a­lis­ta re­co­men­da pa­ra ca­da ca­so:

Ca­so da per­da de apetite:

Es­ti­mu­le a ali­men­ta­ção com o uso de uten­sí­li­os co­lo­ri­dos e ali­men­tos de co­res di­fe­ren­tes, fa­zen­do com que cha­mem a aten­ção do pa­ci­en­te e des­per­tem seu in­te­res­se pe­la re­fei­ção. Op­te por ali­men­tos que pos­sam ser ma­ni­pu­la­dos com as mãos, pa­ra au­men­tar o in­te­res­se pe­lo con­ta­to. Não gri­te ou obri­gue o pa­ci­en­te a co­mer. Pa­ci­ên­cia é fun­da­men­tal nes­sa ho­ra. Evi­te ali­men­tos com tem­pe­ra­tu­ras ex­tre­mas (mui­to quen­te ou mui­to frio). A tem­pe­ra­tu­ra am­bi­en­te é o ide­al. Sir­va uma pe­que­na por­ção de ali­men­tos de ca­da vez.

B) Ca­so da fo­me exa­ge­ra­da:

Es­ti­mu­le o pa­ci­en­te a co­mer de­va­gar. Não li­gue te­le­vi­são ou qual­quer coi­sa que pos­sa dis­traí-lo. Ca­so o pa­ci­en­te in­sis­ta em con­su­mir uma gran­de quan­ti­da­de de um de­ter­mi­na­do ali­men­to, pro­cu­re adap­tar os ho­rá­ri­os e as quan­ti­da­des pa­ra que es­se con­su­mo se­ja ade­qua­do a re­al ne­ces­si­da­de e não pre­ju­di­que o con­su­mo de ou­tros ali­men­tos. Evi­te ali­men­tos ca­ló­ri­cos em gran­de quan­ti­da­de e evi­te dei­xar es­ses ali­men­tos mais ca­ló­ri­cos à vis­ta do pa­ci­en­te. Ofe­re­ça ali­men­tos sau­dá­veis com in­ter­va­los mais cur­tos (em in­ter­va­los de du­as ho­ras e meia), ga­ran­tin­do a boa nu­tri­ção. Não gri­te ou re­pre­en­da de for­ma agres­si­va. Nes­te ca­so, a pa­ci­ên­cia tam­bém é fun­da­men­tal. Di­an­te de in­sis­tên­cia exa­ge­ra­da em co­mer, pro­cu­re dis­traí-lo com te­ma de seu in­te­res­se, com o ob­je­ti­vo de adi­ar a pró­xi­ma re­fei­ção, ca­so o in­ter­va­lo en­tre uma re­fei­ção e ou­tra es­te­ja mui­to cur­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.