Ler é co­nhe­cer

Con­fi­ra uma se­le­ção de obras que abor­dam com cla­re­za e sen­si­bi­li­da­de o transtorno bi­po­lar e a es­qui­zo­fre­nia

Segredos da Mente - - ÍNDICE - TEX­TO FELIPE MONTEIRO/COLABORADOR DESIGN LAURA ALCARÁ/COLABORADORA

In­di­ca­ções de obras pa­ra sa­ber mais so­bre os te­mas des­ta edi­ção

ME DI­GA QUEM SOU EU Au­to­ra: He­le­na Gayer Edi­to­ra: Ob­je­ti­va A obra nar­ra as ex­pe­ri­ên­ci­as de vida da au­to­ra, que tem transtorno bi­po­lar, pas­san­do por cri­ses nas quais se afun­da­va em de­pres­são ou em mo­men­tos em que era aba­ti­da por ma­ni­as pe­ri­go­sas. Nes­ses pe­río­dos de­li­ca­dos, cor­reu ris­co de vida e de abu­sos e, por ter pas­sa­do por tais even­tos, pro­cu­rou tra­zer um olhar so­bre a pes­soa em si, sem es­que­cer de abor­dar a do­en­ça. O tex­to é uma amos­tra de co­mo po­de ser a vida de quem con­vi­ve com o transtorno, su­as ne­ces­si­da­des emo­ci­o­nais e a lu­ta diá­ria pa­ra vi­ver nor­mal­men­te.

APRENDENDO A VI­VER COM O TRANSTORNO BI­PO­LAR – MA­NU­AL EDUCATIVO Au­to­res: Ri­car­do Al­ber­to Mo­re­no, Do­ris Hup­feld Mo­re­no, Da­ni­el­le So­a­res Bio e De­ni­se Pe­tres­co Da­vid Edi­to­ra: Art­med A ideia prin­ci­pal do li­vro é ser um guia prá­ti­co pa­ra ori­en­tar fa­mí­lia, ami­gos e o pró­prio in­di­ví­duo com o transtorno so­bre co­mo li­dar com a do­en­ça. Por meio de exem­plos de vi­vên­ci­as, os au­to­res mos­tram si­tu­a­ções re­ais pe­las quais pa­ci­en­tes po­dem pas­sar, apon­tan­do co­mo so­lu­ci­o­nar pro­ble­mas, per­gun­tas fre­quen­tes fei­tas por fa­mi­li­a­res e ma­nei­ras de agir pa­ra um bom con­ví­vio com a bi­po­la­ri­da­de.

UMA MEN­TE BRILHANTE Au­to­ra: Syl­via Na­sar Edi­to­ra: De Bol­so Bi­o­gra­fia que ga­nhou fil­me um homô­ni­mo, a obra tra­ta da vida do ma­te­má­ti­co John Nash, ven­ce­dor do prê­mio No­bel de Eco­no­mia di­ag­nos­ti­ca­da com es­qui­zo­fre­nia. A au­to­ra ex­plo­ra a vida do gê­nio que de­sen­vol­veu so­lu­ções pa­ra enig­mas ma­te­má­ti­cos, en­tre­vis­tou Al­bert Eins­tein e ela­bo­rou o equi­lí­brio de Nash, te­o­ria uti­li­za­da na eco­no­mia pa­ra uma em­pre­sa con­se­guir ga­nhar com a atu­a­ção das con­cor­ren­tes. Em uma nar­ra­ti­va que mis­tu­ra li­te­ra­tu­ra com jor­na­lis­mo, é pos­sí­vel aden­trar a vida do pen­sa­dor e co­nhe­cer su­as ex­pe­ri­ên­ci­as de ge­ni­a­li­da­de e sur­tos es­qui­zo­frê­ni­cos.

AFLUENTES DO RIO SILENCIOSO

Au­to­res: John Wray Edi­to­ra: Cia das Le­tras Wil­li­am Hel­ler é um jo­vem de 16 anos que so­fre com es­qui­zo­fre­nia in­ter­na­do em uma clí­ni­ca psi­quiá­tri­ca. Em uma ten­ta­ti­va de fu­ga, aca­ba no sis­te­ma de me­trô sub­ter­râ­neo de No­va Ior­que, uma me­tá­fo­ra pa­ra os “tú­neis” da men­te in­com­pre­en­di­da dos in­di­ví­du­os com a do­en­ça. Ao va­gar pe­las li­nhas, en­con­tra an­da­ri­lhos, imi­gran­tes e o vazio. En­quan­to is­so, sua mãe su­per­pro­te­to­ra con­tra­ta um po­li­ci­al es­pe­ci­a­li­za­do pa­ra en­con­trá-lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.