Um de­sor­ga­ni­za­dor de vi­das

Segredos da Mente - - NEWS - A re­da­ção

O há­bi­to de acu­mu­lar ob­je­tos ou me­mó­ri­as es­tá em to­das as cul­tu­ras hu­ma­nas ao lon­go dos sé­cu­los. Pa­re­ce que so­mos in­ci­ta­dos a cons­truir al­gu­ma ma­nei­ra de dei­xar­mos nos­sa exis­tên­cia re­gis­tra­da na História – co­mo as pin­tu­ras ru­pes­tres que de­mons­tra­ram nos­sa for­ma de agir quan­do ain­da éramos ci­vi­li­za­ções pri­mi­ti­vas. A me­mó­ria apa­ren­ta ser al­go fun­da­men­tal pa­ra a hu­ma­ni­da­de e, sen­do as­sim, não é in­co­mum que nos ape­gue­mos a ob­je­tos que nos fa­çam re­cor­dar de al­gum mo­men­to da vida. Que ati­re a pri­mei­ra pe­dra quem nun­ca te­ve di­fi­cul­da­des em se li­vrar de um uten­sí­lio an­ti­go por con­ta de seu po­ten­ci­al de re­vi­ver o pas­sa­do. De fa­to, me­mó­ri­as e ob­je­tos po­dem mes­mo ca­mi­nhar jun­tos. Con­tu­do, exis­te um li­mi­te en­tre o ar­ma­ze­na­men­to de lem­bran­ças e o acú­mu­lo de instrumentos sem ser­ven­tia al­gu­ma, o que aca­ba trans­for­man­do a vi­vên­cia em uma ver­da­dei­ra bagunça. E é nes­sa re­la­ção en­tre ape­go e ma­te­ri­a­lis­mo que re­pou­sa uma das de­sor­dens da men­te me­nos in­ves­ti­ga­das da mo­der­ni­da­de, mas que cau­sa efei­tos pro­fun­dos nos pacientes: o Trans­tor­no da Acu­mu­la­ção ( TA).

Ba­se­a­dos na di­fi­cul­da­de em en­con­trar in­for­ma­ções de qua­li­da­de so­bre es­sa do­en­ça (que não pos­sui nem mes­mo uma es­ti­ma­ti­va se­gu­ra so­bre a pre­va­lên­cia de ca­sos ao re­dor do globo), ela­bo­ra­mos es­sa edi­ção de SE­GRE­DOS

DA MEN­TE com o te­ma A MEN­TE DOS ACUMULADORES. Nas pró­xi­mas pá­gi­nas, apre­sen­ta­mos as prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas des­sa dis­fun­ção, quais os seus sin­to­mas e co­mo é re­a­li­za­do o di­ag­nós­ti­co. Tam­bém ela­bo­ra­mos um tes­te pa­ra aju­dar vo­cê a des­co­brir se o qua­dro es­tá ron­dan­do seu co­ti­di­a­no. Mos­tra­mos ain­da pos­sí­veis tra­ta­men­tos e te­ra­pi­as que aju­dam no con­tro­le des­sa de­sor­dem, que in­flui até mes­mo so­bre o ape­go aos ar­qui­vos di­gi­tais – trans­for­man­do os dis­po­si­ti­vos ele­trô­ni­cos em gran­des li­xões de da­dos. Con­fi­ra tam­bém co­mo a or­ga­ni­za­ção po­de au­xi­li­ar na me­lho­ra do seu dia a dia. Es­pe­ra­mos que gos­tem.

Boa lei­tu­ra!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.