APRO­VEI­TE (COM MODERAÇÃO) OS BE­NE­FÍ­CI­OS DOS APLICATIVOS

Segredos da Mente - - News - CONSULTORIAS Edu­ar­do Men­des, eco­no­mis­ta com es­pe­ci­a­li­za­ção em ges­tão es­tra­té­gi­ca e li­de­ran­ça; Joi­ce Vil­las Bo­as, ins­tru­to­ra sê­ni­or em pro­du­ti­vi­da­de. FON­TE Di­ci­o­ná­rio on­li­ne Mi­cha­e­lis

É co­mum iden­ti­fi­car os smartpho­nes e ta­blets co­mo ini­mi­gos da pro­du­ti­vi­da­de. A tec­no­lo­gia, mui­tas ve­zes, se mos­tra co­mo uma fer­ra­men­ta efi­ci­en­te em dis­trair es­tu­dan­tes e pro­fis­si­o­nais. No en­tan­to, is­so não de­ve ser con­si­de­ra­do uma re­gra. De acor­do com a ins­tru­to­ra sê­ni­or em pro­du­ti­vi­da­de Joi­ce Vil­las Bo­as, “a tec­no­lo­gia em si é mui­to boa e ali­a­da da pro­du­ti­vi­da­de. O im­por­tan­te é a for­ma co­mo nós li­da­mos com ela. Os e-mails, por exem­plo, fa­ci­li­ta­ram mui­to a co­mu­ni­ca­ção en­tre as pes­so­as, mas tam­bém po­dem ser um obs­tá­cu­lo se fi­car­mos o tem­po to­do ve­ri­fi­can­do a cai­xa de en­tra­da e dei­xar­mos ou­tras ati­vi­da­des re­le­van­tes de la­do”. Quan­do usa­da sem ex­ces­so, a tec­no­lo­gia po­de ser uma ali­a­da na ho­ra de or­ga­ni­zar-se pa­ra pro­du­zir mais du­ran­te a ro­ti­na, eco­no­mi­zan­do tem­po e pou­pan­do al­guns es­for­ços.

A se­guir, se­le­ci­o­na­mos al­guns apps que co­la­bo­ram na ho­ra de se lem­brar de ati­vi­da­des e com­pro­mis­sos ao lon­go da ro­ti­na. Os de­se­nhos in­di­cam a dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra os sis­te­mas An­droid e iOS.

1) Wun­der­list - Lis­ta de ta­re­fas

O app aju­da a cri­ar uma lis­ta de afa­ze­res, agen­dar seus com­pro­mis­sos e lis­tar coi­sas pa­ra com­prar no mer­ca­do, por exem­plo. O di­fe­ren­ci­al é que, com o Wun­der­list, é pos­sí­vel com­par­ti­lhar es­sas lis­ta­gens com ou­tros usuá­ri­os, que po­dem re­a­li­zar co­la­bo­ra­ções e edi­ções em tem­po re­al.

2) Mi­cro­soft Word

O fa­mo­so pro­ces­sa­dor de tex­tos tam­bém es­tá dis­po­ní­vel em ver­são mo­bi­le pa­ra usuá­ri­os de smartpho­nes e ta­blets. As­sim co­mo na ver­são desk­top, é pos­sí­vel cri­ar do­cu­men­tos, di­gi­tar e fa­zer for­ma­ta­ções. Vo­cê po­de sal­var su­as cri­a­ções em seu apa­re­lho e tam­bém na nu­vem, aces­san­do-as de on­de es­ti­ver por meio de uma co­ne­xão à in­ter­net.

3) Po­mo­droi­do: po­mo­do­ro ti­mer

Es­te app po­de aju­dar a ser mais pro­du­ti­vo e se man­ter con­cen­tra­do, usan­do a me­to­do­lo­gia Po­mo­do­ro

(en­ten­da me­lhor es­ta e ou­tras téc­ni­cas na pá­gi­na

19), que su­ge­re fo­car em uma úni­ca ta­re­fa a ca­da 25 mi­nu­tos. O apli­ca­ti­vo con­ta com um ti­mer pa­ra te aju­dar a re­a­li­zar o tra­ba­lho sem per­der tem­po.

4) Stre­aks

Se vo­cê de­se­ja or­ga­ni­zar e tor­nar su­as ati­vi­da­des diá­ri­as em ro­ti­na, o apli­ca­ti­vo Stre­aks pro­me­te ser útil. Di­fe­ren­te de ou­tros apps de lis­tas de ta­re­fas, es­se soft­ware tem a van­ta­gem de aju­dar a cri­ar há­bi­tos: pra evo­luir no app, é pre­ci­so cum­prir as ta­re­fas ca­das­tra­das to­dos os di­as. Se não con­se­guir, o usuá­rio vol­ta à es­ta­ca ze­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.