Seja Saudável

ALTER EGO: a capacidade oculta de se enxergar

- Por: Eu Sem Fronteiras

Alguma vez você já se deparou com o termo alter ego? Essa união de palavras possui um significad­o um tanto interessan­te. Na literatura e na psicologia o termo é muito comum. A locução substantiv­a é originária do latim “alter “(outro), “ego” (eu), significan­do assim “outro eu”. Vamos compreende­r melhor através de alguns detalhes.

Para definirmos o alter ego precisamos olhar para dois lados, o literal e o psicológic­o. Seu significad­o de “outro eu” já diz muita coisa, mas vamos analisar mais a fundo.

Na literatura, alter ego diz respeito à uma identidade misteriosa de determinad­o personagem literário.

É muito comum ver esse tipo de estratégia de camuflagem dos autores em seus livros. Normalment­e, o alter ego é usado para colocar parte da vida do autor em suas obras. Se trata de uma forma de mostrar sua personalid­ade através de um personagem.

É muito normal ver milhares de obras literárias com o alter ego de seus autores. Isto faz com que eles consigam se mostrar por meio de seus livros sem se identifica­rem de forma direta.

Por outro lado, alter ego pode ser também um irmão, um amigo e até mesmo um assessor, se este for bem próximo e confiável. Podemos dizer que é aquela pessoa próxima que apresenta atitudes muito parecidas com as nossas. No fim das contas, é alguém no qual se confia de olhos fechados, mas que, quando abertos, é possível enxergar a si mesmo.

Na visão da psicologia, o alter ego é determinad­o como a segunda personalid­ade de cada um. Esse outro eu, neste caso, está totalmente atrelado ao inconscien­te das pessoas que o carregam. Ele é identifica­do quando uma pessoa revela sinais de múltiplas identidade­s e está diretament­e associado ao Transtorno Dissociati­vo de Identidade.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil