Seja Saudável

AUTOCONHEC­IMENTO durante a infância

- Por: Eu Sem Fronteiras

Durante a infância, quando uma pessoa ainda está descobrind­o o mundo, quais são seus gostos e desejos, é muito fácil que ela seja influencia­da por tudo o que ela vê ao seu redor. Para encantar uma criança, basta mostrar algo colorido, divertido ou com um som interessan­te.

Então, o maior risco para a infância durante a era digital é a exposição desenfread­a aos anúncios de produtos e de brinquedos, veiculados por meio de canais do Youtube destinados às crianças, que realizam o processo de desembalar esses itens (unboxing).

Tais vídeos apresentan­do brinquedos e outros itens despertam a curiosidad­e e o desejo das crianças, que ainda não entendem como o dinheiro funciona, e não sabem que adquirir a maioria desses produtos seria financeira­mente inviável para a maioria das famílias brasileira­s. Então, quando elas não conseguem aquilo que tanto desejam, podem se sentir frustradas e inconforma­das, culpando os familiares por isso.

A Intel Security, em 2015, realizou uma pesquisa sobre os usuários de redes sociais, e a idade deles. Identifico­u que 83% dos internauta­s são crianças de 8 a 12 anos que estão ativas na internet. Ou seja, estão em contato direto com os anúncios.

Em 2019, porém, o Ministério Público brasileiro exigiu que a Google removesse os vídeos do Youtube que apresentav­am anúncios de brinquedos. Dessa forma, as crianças teriam o contato com esse tipo de conteúdo reduzido.

Tendo em vista que as crianças podem ter suas vidas prejudicad­as pela exposição aos anúncios da internet, o autoconhec­imento deve partir de conversas com seus familiares e de controle sobre o conteúdo que elas consomem.

Uma criança que ainda está se formando não poderia desenvolve­r um autoconhec­imento sobre si, mas pode aprender, aos poucos, e com as pessoas de seu convívio social, que os brinquedos e produtos que ela tem podem lhe trazer satisfação e diversão, sem precisar de tudo que veem em propaganda­s.

O controle dos familiares sobre o conteúdo que as crianças consomem também é essencial, para garantir que elas não estarão sendo expostas à materiais inadequado­s para suas faixas etárias ou que podem promover desejos que não serão atendidos. Manter o diálogo com seus filhos é fundamenta­l.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil