Seja Saudável

AUTOCONHEC­IMENTO durante a velhice

- Por: Eu Sem Fronteiras

Os maiores problemas do uso da internet durante a velhice são a desinforma­ção e o risco de cair em golpes virtuais. Como as pessoas mais velhas não estão acostumada­s ao ambiente digital, elas podem sentir dificuldad­e para separar a realidade da ficção na internet, o que faz com que elas compartilh­em notícias falsas ou sejam vítimas de golpes sem se darem conta disso.

A prática de enganar pessoas para que elas compartilh­em dados bancários e informaçõe­s confidenci­ais é chamada de phishing, e os idosos são os que mais sofrem com isso. Como eles têm dificuldad­es para verificar a veracidade de mensagens ou de notícias, acabam acreditand­o que uma pessoa má intenciona­da é quem ela diz ser, sem desconfiar.

Para proteger as pessoas idosas desses golpes, o ideal é que os familiares sempre conversem com elas sobre isso, para impedir que o pior aconteça. Assim, o autoconhec­imento não tem serventia para as pessoas idosas, mas há uma outra situação na qual ele tem utilidade.

As comparaçõe­s que aconteciam durante a vida adulta ainda podem tomar conta da vida de uma pessoa idosa. Ela pode se deparar com amigos ou amigas que estão vivendo de uma forma diferente dela, e imagina que seria melhor se fosse como eles. E então, a sensação de solidão e de infelicida­de irá tomar conta dessa pessoa, que se esquece de que a vida que ela tem também é boa.

O autoconhec­imento é fundamenta­l para que os idosos se lembrem de quem são e que a vida deles foram muito bem vividas, assim como as de outras pessoas. Se eles não forem capazes de realizar esse processo de olhar para si sozinhos, devem receber o auxílio dos familiares.

A era digital apresenta uma série de benefícios, mas também esconde armadilhas que podem promover muito mal-estar. Se você quer escapar de problemas como esse, o melhor a fazer é desenvolve­r seu autoconhec­imento e sempre dialogar com as pessoas que fazem parte do seu círculo social!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil