Select

EMBAIXADA DO MUNDO

-

A escultura Gaia Mother Tree, de Ernesto Neto, instalada em julho de 2018 na estação central de trens de Zurique, foi, em estimativa de Sam Keller, diretor da Fondation Beyeler, a obra de arte mais visitada da história da Suíça – vista pelo quase meio milhão de pessoas que por ali passa diariament­e. Feita com cordas de algodão tecidas à mão, a instalação do artista carioca tornou-se um grande evento graças às mãos invisíveis da colecionad­ora Frances Reynolds, que esteve por trás da articulaçã­o para levantar fundos para esse projeto promovido pela Fondation Beyeler. “Acredito em parcerias”, diz ela à select.

Frances Reynolds acredita na consolidaç­ão da arte brasileira no contexto global e no poder transforma­dor da sociedade brasileira através da arte e tem trabalhado para isso desde 1998, quando, influencia­da pelo curador Paulo Herkenhoff, fundou o Instituto Inclusarti­z. Sua primeira ação foi trazer a coleção do argentino Eduardo Costantini para o MAM Rio, na mostra Soy Loco por ti Latino America. Na sequência, trouxe o argentino Guillermo Kuitca para o Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio, e levou Tunga para o Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. “As pessoas estão precisando se encontrar, ficar juntas”, diz Frances Reynolds, que é argentina de nascença, “carioca por paixão” e cidadã do mundo.

Desde que iniciou um programa de residência­s artísticas, em 2013, sua casa no Jardim Botânico, no Rio, tornou-se uma embaixada do mundo. Já recebeu para temporadas mensais o cubano Leslie Sardinas, os britânicos Martin Creed e Prem Sahib, o argentino Matias Duville, o coreano Do Ho Suh, a polonesa Joanna Piotrowska e o mexicano Rodrigo Hernandez, entre vários outros. Em 2018, o programa de residência­s recebeu a brasileira Valeska Soares, radicada em Nova York desde os anos 1990, e Maxwell Alexandre, jovem artista contemporâ­neo natural da Rocinha, no Rio. Preencher lacunas também está nos planos de Reynolds. Os próximos contemplad­os serão artistas das regiões Nordeste e Centro-oeste do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil