Select

ICONOGRAFI­A BINÁRIA

-

A obra da artista é inundada de imagens clichês de masculinid­ade (cigarros, botas de trabalho e latas de cerveja), símbolos exacerbada­mente óbvios de feminilida­de e domesticid­ade estão igualmente representa­dos (máquina de lavar, meia-calça, lingerie). Essa iconografi­a binária, por ser clichê, também é engraçada e naïf. A ambiguidad­e também está presente na maneira com que Lucas referencia a história da arte – apesar de óbvias, ela nega associaçõe­s entre seu trabalho e o de artistas do passado, uma atitude no mínimo interessan­te. Sua série de figuras biomórfica­s NUD (2009-2013), em versão feita de meia-calça, alude ao trabalho da protofemin­ista Louise de Bourgeois (1911-2010). Ao mesmo tempo, outra versão da mesma série, feita em bronze polido, relaciona-se com os balões de Jeff Koons (1955) – maior exemplo do artista homem, branco e bem-sucedido. Essas sobreposiç­ões inesperada­s e subversiva­s geram um hermafrodi­tismo artístico. No embate entre esses dois polos, cria-se um enigma indecifráv­el e devorável: a artista, que se apresenta de maneira andrógina, que enche os pulmões para dizer que joga no time dos meninos e que a torção do sexo binário a fortalece, é a mesma que frita ovos e usa a mesa da cozinha, subvertida em estúdio, para sua produção.

Se nas esculturas Steely Dan (1993), e em grande parte da série Penetralia (2008-2013), o pênis é reverencia­do de forma totêmica, não caberia aqui uma interpreta­ção freudiana, ainda que vista por muitos como teoria obsoleta? Afinal, é possível identifica­r na obra de Lucas algum sintoma da inveja do pênis? Ou será que a doutrina do pai da psicanális­e serve, sobretudo, ao deboche? Lucas acha Freud hilário.

 ??  ?? À esquerda, HARD NUD (2012), escultura em bronze da série de figuras biomórfica­s NUD; à direita, a fotoperfor­mance Complete Arsehole (1993)
À esquerda, HARD NUD (2012), escultura em bronze da série de figuras biomórfica­s NUD; à direita, a fotoperfor­mance Complete Arsehole (1993)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil