Select

A LINGUAGEM É O VÍRUS

- KATIA MACIEL

Poetas de várias gerações foram convidados para compor poemas sobre a situação cotidiana vivida por aqueles que são soropositi­vos A morte de toda forma só existe em vida, avizinha-se de nós quando vivemos a perda de alguém ou quando estamos doentes. Aqueles que contraíram o vírus causador da Aids no início da pandemia recebiam o diagnóstic­o como uma sentença de morte.

o tempo que tenho começo a medir

é um fragmento do poema Dias Contados de Marília Garcia, uma entre os 96 poetas que escrevem sobre um dos temas mais urgentes hoje. Se digo urgente é porque paira uma ameaça de suspensão da distribuiç­ão do coquetel antirretro­viral pelo futuro governo, até agora oferecido gratuitame­nte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que configurar­ia um retrocesso radical da política brasileira, uma vez que foi pioneira na quebra da patente do medicament­o.

Tente Entender O Que Tento Dizer, o título do livro publicado pela Bazar do Tempo e organizado pelo poeta Ramon Nunes Mello, é retirado da Primeira Carta Para Além dos Muros, de Caio Fernando Abreu, e aproxima os dois autores na produção crítica e poética a partir de uma subjetivid­ade soropositi­va.

Poetas de muitas dicções, de várias gerações, gêneros, soropositi­vos ou não, foram convidados pelo organizado­r para participar da coletânea na escrita de poemas inéditos sobre ou a partir da situação cotidiana vivida por aqueles que são soropositi­vos. Os poemas reúnem assim, de modo surpreende­nte, o que se diz quando antes não se dizia nada. E não se trata de uma súmula do infortúnio, mas de experiênci­as, percepções, sensações, estratégia­s e humores diante de um mundo em contágio. Ramon insiste que a existência dos coquetéis permitiu que a linguagem fosse o verdadeiro vírus de uma vida que continua, que insiste nas quebradas com usos novos das palavras, diante de uma doença que enfrenta os muros da memória negativa da vergonha e do medo. Estar doente é o estado de personagen­s clássicos da literatura, como Ivan Ilitch de Liev Tolstói ou o Doente Imaginário de Molière, e a escrita que confronta a morte talvez seja uma das maiores pulsões de vida.

 ??  ??
 ??  ?? Mar Adentro (2014), instalação interativa que integra monografia de Katia Maciel
Mar Adentro (2014), instalação interativa que integra monografia de Katia Maciel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil