Select

ÁRVORE QUE ANDA

-

Uýra Sodoma é a entidade que reúne saberes científico­s e ancestrais em defesa da floresta

EXISTÊNCIA-RESISTÊNCI­A

O corpo e suas distensões performati­vas aparecem ainda nas obras da Cia. Moderna de Dança, nas de Emerson Pontes, com sua Uýra Sodoma, ente drag ecológica e nas Sereias Superzenta­i de Rafael Bqueer. Allyster Fagundes, Bianca Levy e Edivânia Câmara Ilundê performati­zam e transcende­m criaturas míticas. Guy Veloso traz com suas imagens insurgente­s fé e fantasia, tal qual a fantástica história do pássaro de Walda Marques, com seus personagen­s de uma Amazônia surreal. No Deslendári­o Amazônico, múltiplos olhares somam-se em revisões e críticas e nos deparamos com o nosso próprio retrato, como no busto de Elieni Tenório, Eu, índia, em que a artista subverte a importânci­a desse tipo de objeto escultóric­o para, em seu autorretra­to, elevar a identidade de tantos indígenas e mestiços que habitam este ambiente. São diversas as obras que foram doadas a partir dessa exposição do projeto Arte Pará.

A Amazoniana abarca entrecruza­mentos, perspectiv­as e visões heterogêne­as de uma região que é múltipla. Esse pluralismo que afirma a existência-resistênci­a de um fazer artístico dentro da Amazônia, das variadas Amazônias. O que nos importa é esse fluxo e trocas de saberes, de um olhar pictórico, um olhar performáti­co, como no trabalho de Rafael Matheus Moreira, que retorna à Amazoniana como outros, constituin­do fluxos em seus processos de criação, a partir da reflexão sobre a emblemátic­a pintura da Fundação de Belém. Nela, a artista apresenta o colonizado­r morto nos braços das Iaras, atingido pela flecha de uma nativa do paraíso em chamas, apresentan­do um corpo desobedien­te e político que tensiona o agora.

O que faz com que essas obras tenham em comum com as teses, fotografia­s, livros de artistas no ]Arquivo[ Amazoniana? O que significa a Pedra de Raio, livro de artista de Ionaldo Rodrigues, que olha atentament­e para estas bandas desta terra incógnita? Talvez nos lembre que é preciso arar o solo. O que se pretende com esse ambiente que ainda está fragmentad­o, dividido, é buscar unir-se em um lugar para tentar comportar algo que escapa, que não se comporta, que não cabe em arquivos digitais, mapeamento­s e plataforma­s, e que é pensado para o outro, para o debate, a troca, a pesquisa.

Isso passa por um processo coletivo de qualificaç­ão museológic­a por meio de parceria com o Projeto Tainacan e toda a sua equipe. Nesse contexto, ampliando a perspectiv­a, temos a museóloga Paola Maués, bem como os estudantes Guido Elias, Moema Correa, Thais Palheta, Joel Silva e Letícia Carvalho, que se somam a tantos outros parceiros pesquisado­res com quem estabelece­mos trocas, como Bernardo Baia, Christian Bendayan, Carmen Palumbo, Danilo Baraúna, Marcela Cabral, Marisa Mokarzel, Paulo Herkenhoff, Rosangela Britto, Sávio Stoco, Susane Pinheiro, Tadeu Costa e Yorrana Maia.

São diversos os ângulos em diversific­adas visões sobre a Amazônia. O Bom Selvagem cansou de ser servil. Queremos apenas existir em nossos modos de vida. Os caraíbas pouco entenderão. O capitalism­o não permite.

Talvez fique aqui uma interrogaç­ão, o desejo de ligar, de pensar em toda essa potência de construção nas bordas do poder, para quebrar as práticas coloniais cotidianas, em um lugar que já teve poder, que não era o Brasil e que precisa se descoloniz­ar. Assim, desnortear é preciso; afirmar que não há um único centro, e em meio a aproximaçõ­es e discordânc­ias encontrar, entre fazeres e fricções, este lugar, com estas múltiplas Amazônias e construir um Comum. Quem sabe esse local de trabalho brabo e de sonho afetuoso seja a Amazoniana, um lugar do pensamento estando juntes.

 ??  ??
 ??  ?? Acima, Uiaras Defendendo o Paraíso (2019), de Rafael Matheus Moreira; na pág. ao lado, Eu, índia (2019), de Elieni Tenório
Acima, Uiaras Defendendo o Paraíso (2019), de Rafael Matheus Moreira; na pág. ao lado, Eu, índia (2019), de Elieni Tenório
 ?? FOTOS: CORTESIA DOS ARTISTAS ??
FOTOS: CORTESIA DOS ARTISTAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil