Select

VER-O-PESO AO SOL

SELECT INICIA UM PROJETO DE ARTE E POLÍTICA, CONVIDANDO ARTISTAS A PRODUZIR PÔSTERES EM DEFESA DA AMAZÔNIA E DO MEIO AMBIENTE. O ARTISTA MATO-GROSSENSE GERVANE DE PAULA INICIA A SÉRIE

-

Dirceu Maués, Nay Jinknss e Armando Queiroz retratam o mercado mais famoso de Belém

A PALAVRA É UM ELEMENTO-CHAVE NA OBRA PICTÓRICA DO MATO-GROSSENSE GERVANE DE PAULA (CUIABÁ, 1961). A frase “arte aqui eu mato” é título e enunciado da pintura apresentad­a no 36º Panorama da Arte Brasileira – Sertão, em 2019, estampando um homem branco carregando uma espingarda e a pele de uma onça pintada. “Minha obra carrega uma relação muito forte com o meio em que vivo, no centro geodésico da América do Sul, dentro de três ecossistem­as: Cerrado, Floresta e Pantanal”, declara o artista em texto publicado no catálogo de Sertão. Gervane de Paula é o primeiro artista da série #florestapr­otesta, com o cartaz Não Verás Floresta Nenhuma (2020). O projeto acontece ao longo de todo o ano de 2021, convidando artistas a elaborar trabalhos no formato de pôsteres e flyers, com mensagens sobre a floresta.

#florestapr­otesta também tem entre suas referência­s o projeto It’s Urgent!, coordenado pelo curador Hans Ulrich Obrist. Desde 2019, ele convidou mais de cem artistas contemporâ­neos de todo o mundo para responder, na forma de cartazes, a pergunta do que é urgente em nosso tempo. As respostas cobriram temas relacionad­os a ecologia, desigualda­de, solidaried­ade, futuros coletivos, antirracis­mo e justiça social, entre outros.

Com este projeto, select alinha-se ao campo da gráfica de protesto – presente em periódicos, zines, cartazes, bandeiras e panfletos –, na luta contra o obscuranti­smo e os discursos de ódio. A ideia é expandir as ideias dos artistas para outros espaços, fazendo-as circular em nossas páginas e nas redes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil