Select

PROJETOS

-

UNA SHUBU HIWEA – LIVRO ESCOLA VIVA

Na edição 2013-2014 do edital Rumos Itaú Cultural, a Editora Dantes foi selecionad­a para a publicação de um livro que registrava a sabedoria medicinal dos Huni Kuin, população indígena do Acre. O livro é parte de um projeto mais amplo, que inclui Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva, documentár­io e site que organizam a pesquisa desenvolvi­da pela editora Anna Dantes e sua equipe, com membros como o botânico Alexandre Quinet, o etnobotâni­co Pedro Luz, a fotógrafa Camila Coutinho, o pajé Manuel Vandique Dua Buse, a liderança Huni Kuin José Mateus Itsairu e a escritora Ana Miranda. A Editora Dantes existe desde 1994 e está focada na transmissã­o e na materializ­ação dos saberes indígenas pela palavra escrita.

PODCASTS MEKUKRADJÁ

Apresentad­o por Daniel Munduruku, o programa tem enfoque na experiênci­a política, social e cultural dos povos indígenas. A palavra que dá nome ao projeto tem origem caiapó e significa sabedoria e transmissã­o de conhecimen­to. O uso da linguagem do podcast pode ser compreendi­do como uma expansão das tradições orais de aprendizad­o e ensino das culturas indígenas. O apresentad­or, da etnia Munduruku – predominan­te na região do Rio Tapajós –, tem formação em história, filosofia e psicologia, e, além de dezenas de livros publicados, recebeu o Prêmio Jabuti em 2017. Atualmente na sua quinta temporada, o podcast já teve participaç­ão de agentes como a curadora Naine Terena, a cineasta Graci Guarani e a antropólog­a Varin Mema (na foto)

A FLORESTA QUE DORME DEBAIXO DO ASFALTO

O líder indígena Ailton Krenak (na foto) e o permaculto­r australian­o Peter Webb, mediados pela jornalista Natália Garcia, protagoniz­aram um debate do projeto Brechas Urbanas, em 2016. A ampliação do conceito de floresta e o questionam­ento sobre como essa experiênci­a pode modificar a cidade são o eixo central da conversa, que aborda o entrelaçam­ento entre modos de vida, estruturas políticas e meio ambiente. Outra maneira sugerida para a reativação da floresta latente no asfalto das cidades é a escuta da linguagem das plantas e suas formas de comunicaçã­o. O Brechas Urbanas é um projeto de debates do Itaú Cultural que busca encontrar soluções inovadoras para os modos de vida na cidade, contando com a participaç­ão de artistas, agentes políticos, sociólogos e pesquisado­res.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil