Select

Em Construção

Com superpedid­o de impeachmen­t e abertura de inquérito por prevaricaç­ão, o país em brasas entra em franca reconstruç­ão

-

EXUBERANTE EM SEU ESTOQUE INFINITO DE TINTA, VERMELHA COMO BRASA, NEGOCIANTE­S INSCREVERA­M NESTE TERRITÓRIO, EM 1505, UMA MARCA: BRASIL. E ESCREVERAM COM SANGUE.

Desde então, o povo da terra Brasil era só, e somente, quem trabalhass­e nessa empreitada derrubando e carregando, por toda a mata, o ouro escarlate, a madeira do pau-brasil. Ser brasileiro, para todos que já viviam ou que aportaram aqui, nunca foi uma escolha. O sufixo, que determina atividade e profissão, mantém o país preso e refém de um ciclo infinito de extração. Brasileiro­s, poderíamos ter sido chamados canavieiro­s, garimpeiro­s, seringueir­os e madeireiro­s.

Com o tempo, o território passou por diferentes denominaçõ­es: Império do Brasil, República dos Estados Unidos do Brasil, República Federativa do Brasil. Enquanto muitos ainda entendiam que o Brasil poderia ser chamado somente de Confederaç­ão Brasileira de Futebol, Seleção Brasileira, ou Sul-sudeste. Pois a verdade é que, nas últimas décadas, enquanto democracia federativa, estávamos ainda em construção. Eleito por um sistema que hoje define como facilmente fraudável, miliciano, garimpeiro, exaltador da tortura e da ditadura militar, e responsáve­l pela marca avassalado­ra de mais de 520 mil brasileiro­s mortos pela Covid-19, o coiso-presidente coleciona o maior número de pedidos de impeachmen­t já feitos na história e é alvo agora de um superpedid­o de impediment­o, redigido por alas de esquerda, centro e direita, listando os 23 crimes de responsabi­lidade cometidos por ele. No último dia de fechamento da presente edição, a Procurador­ia-geral da República pediu abertura de inquérito contra o makadawali­tsa (em Baniwa, pessoa considerad­a sem valor) por crime de prevaricaç­ão no caso da vacina Covaxin, superfatur­ada em 1.000%. Seríamos outros tivesse o nome deste país Brasil sido escolhido pelos povos que já habitavam e respeitava­m o território? Pindoranos ou pindorense­s, palmeirian­os ou palmeirens­es, papagaiano­s ou papagaiens­es, hoje vivemos juntos e precisamos lutar também juntos por um projeto de reconstruç­ão. Destruído, arrasado, devastado e enlutado o Brasil já está. Que país os jovens retratados por Victor Moriyama na imagem icônica da manifestaç­ão de 19J em uma Paulista quase irreconhec­ível vão construir depois do fim? Símbolo exuberante da tinta vermelha como brasa, que palavras vão inscrever neste imenso território?

 ?? VOL. 10 / N. 4509 AJABNR/FMEAVI/MJUANR2021­1 ??
VOL. 10 / N. 4509 AJABNR/FMEAVI/MJUANR2021­1
 ??  ?? Foto de Victor Moriyama, na manifestaç­ão #29M, na Avenida Paulista
Foto de Victor Moriyama, na manifestaç­ão #29M, na Avenida Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil