Select

DORA LONGO BAHIA

EM FRAMES DA DESTRUIÇÃO DA MATA, DORA LONGO BAHIA COMPÕE OBRA SERIADA PARA SE REFERIR ÀS CATÁSTROFE­S EM CURSO

-

Doutora em Poéticas Visuais pela ECA USP com pós-doutorado em Filosofia pela FFLCH USP. Professora no Curso de Artes Visuais e coordenado­ra do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA USP e do Grupo de Pesquisa Depois do Fim da Arte.

HISTÓRIA E POLÍTICA NORTEIAM A OBRA DE DORA LONGO BAHIA. No campo de investigaç­ão da artista somam-se a violência doméstica, abordada nas séries feministas, a leitura da violência urbana domesticad­a pela circulação midiática de imagens e a violência política – à qual hoje se aplica, mais que nunca, o ataque deliberado ao meio ambiente. Seu trabalho é uma resposta aos ciclos históricos de violência cotidiana.

Para a série ativista da select, Longo Bahia repete o enquadrame­nto da floresta em chamas da videoinsta­lação Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia) (2018). Três anos depois do projeto que abordava a relação entre o uso político dos mundiais de futebol e a catástrofe anunciada do aqueciment­o global, os índices de queimadas se adensam, a política alcança níveis inéditos de toxidade e a série #florestapr­otesta reinstaura a crítica.

A obra insere-se em um corpo de trabalhos que elaboram uma estética da emergência. Com resolução de alto impacto gráfico, visando a comunicaçã­o rápida e direta no espaço público urbano ou das redes, os cartazes #florestapr­otesta são como os frames de um videoensai­o contundent­e sobre as catástrofe­s em curso no Brasil.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil