Spaço Pets

Resgatei um animal abandonado. E agora?

Médicos-veterinári­os dão dicas para o resgate seguro e os cuidados com a saúde do animal.

-

Em cidades de todo o País, é comum nos depararmos com animais soltos pelas ruas. A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) estima que 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de rua no Brasil, sujeitos a maus-tratos, falta de alimento e abrigo. Sensibiliz­adas pela situação, muitas pessoas acabam levando esses animais para casa, sem saber ao certo a melhor maneira de ajudá-los. Em virtude desse cenário, que impacta a saúde pública e o bem-estar animal, o Conselho Regional de Medicina Veterinári­a do Estado de São Paulo (CRMV-SP) alerta para o problema do abandono e pondera como as pessoas devem proceder ao resgatar animais de rua. Segundo a médica-veterinári­a Adriana Maria Lopes Vieira, presidente da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinári­a do CRMV-SP, ao recolher um animal da rua, a primeira medida deve ser levá-lo para uma consulta com um médico-veterinári­o, tomando todas as precauções no primeiro contato. “É muito importante lembrar que, por se tratar de um animal desconheci­do, ao realizar o manejo deve-se ter o máximo de cuidado para evitar acidentes ou agressões. Caso haja algum agravo causado pelo animal, a vítima deverá procurar atendiment­o médico o mais rapidament­e possível”, orienta.

 ??  ?? “Aproxime-se com cuidado e deixe o animal se acostumar com você. Uma boa dica é oferecer comida ou esticar sua mão para que cheirem (cães).
“Aproxime-se com cuidado e deixe o animal se acostumar com você. Uma boa dica é oferecer comida ou esticar sua mão para que cheirem (cães).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil