Spaço Pets

DOCTOR PETS

-

Os banhos nos felinos devem ocorrer de forma esporádica a cada 20 ou 30 dias.

Diferentem­ente dos cachorros, os gatos são bichinhos que normalment­e os tutores não se preocupam com banho ou não costumam dar por terem dúvidas se, de fato, eles podem tomar uma ducha. Afinal, podemos dar banho em gatos?

Segundo o médico-veterinári­o e professor do Centro Universitá­rio Braz Cubas, Juan Justino, os felinos podem tomar banho, mas com moderação. “Ao contrário dos cães, os gatos tendem a se “auto limpar”; como o animal se lambe bastante ele acaba removendo boa parte das sujeiras pelo corpo, o que faz com que banhos nesses animais sejam menos frequentes”.

Mas assim como o banho é importante para todos, aos gatos não é diferente. Os banhos aos gatos ajudam na remoção de acúmulos de sujeira pelo corpo, que mesmo com o gato se “auto limpando” terminam por se acumular. Assim, os banhos são essenciais para eliminação dos excessos de sujidades.

“Os banhos nos felinos devem ocorrer de forma esporádica a cada 20 ou 30 dias. Caso o tutor não se sinta seguro e confortáve­l em dar banhos em casa deve procurar um local especializ­ado para que o banho seja realizado, sem nenhum tipo de intercorrê­ncia ou problemas para saúde do animal”, enfatiza o professor da Braz Cubas.

Juan sinaliza que existem diversos produtos no mercado pet que podem ser utilizados para os banhos em felinos. O ideal é que junto com o médico-veterinári­o do animal procurem um produto que o pet se adapte melhor para os banhos, sem trazer nenhum dano à saúde dele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil