O seu VO2 max

Sport Life - - PARABÓLICA #RUNNING -

O con­su­mo má­xi­mo de oxi­gê­nio (VO2 max) é o prin­ci­pal de­ter­mi­nan­te do ren­di­men­to ae­ró­bi­co – al­go co­mo a po­tên­cia do seu mo­tor, ou se­ja, a quan­ti­da­de má­xi­ma de oxi­gê­nio que o cor­po con­se­gue pro­ces­sar pa­ra quei­mar gli­co­se e pro­du­zir ener­gia. É ex­pres­sa­do em ml por min de exer­cí­cio e por kg de pe­so cor­po­ral. Ci­clis­tas e ma­ra­to­nis­tas ge­ral­men­te têm o mai­or VO2 max en­tre os es­por­tis­tas. Pa­ra es­ti­má-lo, cor­ra 12 min o mais ve­loz­men­te que pu­der e pro­cu­re nos grá­fi­cos abai­xo os va­lo­res de re­fe­rên­cia em fun­ção de sua ida­de e se­xo.

VO2 max = 22›351 x dis­tân­cia (em km) – 11›288 Aque­ça por 5 min. Li­gue o cronô­me­tro e cor­ra 12 min em uma zo­na pla­na o mais rápido que pu­der. Use um mo­ni­tor com GPS ou uma pis­ta de atle­tis­mo pa­ra sa­ber o quan­to cor­reu.

Por exem­plo: se você é mu­lher, tem 30 anos e cor­reu 2,4 km em 12 min: (22›351 x 2›4) – 11›288= seu VO2 max é 42,354, va­lor con­si­de­ra­do, se­gun­do a ta­be­la, “mui­to bom”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.