Sport Life

DE VOLTA À ALIMENTAÇíO SAUDÁVEL

Retomar a dieta não é fácil, mas é possível. Que tal fazer isso já?

-

Com a rotina completame­nte modificada, é normal ter dificuldad­es para manter a alimentaçã­o regrada. Ficar mais tempo em casa demanda planejar melhor as compras do mercado e o preparo das refeições. Mas continuar com uma dieta saudável é essencial para passar da melhor forma pelo período da quarentena, afinal, é a alimentaçã­o que vai fazer a diferença na imunidade, na manutenção da boa forma e até no controle de emoções como a ansiedade, que aumenta em situações atípicas. Para ajudar você a ter uma relação mais tranquila com a comida nessa época, fazendo melhores escolhas no dia a dia, que tal conferir as recomendaç­ões dos especialis­tas?

IDENTIFIQU­E SUA ANSIEDADE

É comum tentar aliviar os sentimento­s negativos na comida. Então, sempre que for colocar uma quantidade extra de alimentos no prato, comer algo fora das refeições programada­s ou se render a um doce, pare e reflita se você está realmente com fome e se aquilo é necessário. Antes de comer por ansiedade, respire fundo e aposte em chás relaxantes, como o de camomila, erva-cidreira, valeriana ou capim-limão; e em alguma atividade que proporcion­e prazer e desvie a atenção da comida.

Contudo, se sentir que não consegue controlar sua ansiedade, não hesite em buscar ajuda profission­al. Psicó

logos e psiquiatra­s estão preparados para ajudar o paciente a lidar com esses sentimento­s nesse período. O Conselho Federal de Psicologia permite que as terapias sejam realizadas online, sem número limite de sessões, o que facilita a comunicaçã­o entre terapeuta e cliente/paciente. A ansiedade pode causar sintomas como insônia, taquicardi­a, mudanças no apetite, tremores, falta de ar, aumento da sudorese, entre outros.

PLANEJE-SE!

Tire da cabeça que, por estar em casa, suas refeições não precisam ser planejadas em dias ou porções porque os alimentos estão disponívei­s a todo momento. “Tudo tem que ser planejado, colocando metas! Se você separava a comida para levar ao trabalho, separe para comer em casa, de acordo com os horários. Toda dieta precisa ter foco, se você se policiar em separar suas refeições pela manhã não irá se perder”, diz o nutrólogo Fernando Cerqueira. Uma ideia é separar alguns dias da semana para cozinhar e dividir tudo em porções que podem ser congeladas. “A dica é fazer quantidade­s maiores de alimentos saudáveis como carne moída e batata-doce, e já deixar as refeições separadas, para ser prático. E esqueça os embutidos, pois eles contêm muito sódio, conservant­es, e às vezes corantes”, alerta. Prefira os alimentos naturais em vez dos industrial­izados como macarrão, biscoitos, sucos engarrafad­os, etc.

COZINHE PARA RELAXAR

Tem muita gente se aventurand­o na cozinha na quarentena - e preparar as refeições para si mesmo ou para a família pode se tornar um momento de relaxament­o. Mas cuidado com os pães e bolos - deixe-os para ocasiões especiais ou para o fim de semana. Transforme a tarefa de fazer as refeições diárias em um momento de lazer, testando novas formas de preparo de um mesmo alimento e experiment­ando outros temperos. “A maior parte da dieta tem que ir ao fogão mesmo. Mas se quiser fazer bolos ou pães, é indicado trocar a farinha de trigo pela farinha de aveia ou farinha integral, açúcar por adoçante, óleo de cozinha por óleo de coco. Essas três trocas já vão ajudar muito!”, indica Fernando.

CUIDADO COM O PREPARO

Fazer experiment­os no fogão é ótimo para despertar o gosto por cozinhar e até pela dieta prescrita, mas atenção a algumas formas de preparo que podem ser mais calóricas. “Substitua frituras por versões ao forno. Um peixe empanado, por exemplo, pode ser feito no forno, empanado com farinha de batata-doce, de aveia ou de arroz. A batata também pode ir ao forno”, sugere o nutrólogo.

EVITE SEGUIR DIETAS VISTAS NA INTERNET

Cada organismo é único e o que funciona para um pode não dar certo para o outro. Assim, mesmo que você acredite que esteja seguindo uma dieta adequada, ela pode não ser apro

priada para os seus objetivos. “O perigo da internet é o indivíduo seguir uma dieta que não é adequada para o biotipo dele e sua composição corporal. É preciso saber direitinho quais alimentos introduzir na alimentaçã­o. Em cada dieta, precisam ser calculado os carboidrat­os, as proteínas, os legumes e as verduras para que se tenha um equilíbrio e se alcance o resultado desejado”, informa a nutróloga Nívea Bordin, da Clínica Leger.

FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS SAUDÁVEL

Se o objetivo é evitar produtos como pães, doces e outras guloseimas, o melhor é nem tê-los em casa. Quando for ao mercado, passe longe das prateleira­s de doces e abasteça o armário apenas com alimentos que fazem parte da sua dieta. Se quiser optar por alimentos mais práticos para não ter que ir tanto ao mercado, compre produtos frescos e congele-os depois de preparado, já que o processo não provoca tanta perda de nutrientes.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil