APRE­SEN­TA­ÇÃO

Superguia Enem - Matemática e Física - - Primeira Página -

O Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio, co­nhe­ci­do po­pu­lar­men­te co­mo Enem, foi cri­a­do no ano de 1998 a fim de ava­li­ar ha­bi­li­da­des bá­si­cas dos es­tu­dan­tes bra­si­lei­ros. E, com o pas­sar do tem­po, a pro­va aca­bou se tor­nan­do um dos prin­ci­pais mei­os de se in­gres­sar em uma uni­ver­si­da­de e, as­sim, con­quis­tar o di­plo­ma do En­si­no Su­pe­ri­or. Pa­ra is­so, os alu­nos que pres­tam a ava­li­a­ção po­dem, ca­so atin­jam uma de­ter­mi­na­da no­ta, op­tar por en­trar em uma ins­ti­tui­ção pú­bli­ca que acei­te os re­sul­ta­dos do Enem no pro­ces­so se­le­ti­vo ou, ain­da, uma fa­cul­da­de par­ti­cu­lar pe­lo Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Pa­ra To­dos, o Prou­ni. Con­for­me in­for­ma o edi­tal: “Os re­sul­ta­dos do Enem 2018 po­de­rão ser uti­li­za­dos co­mo me­ca­nis­mo úni­co, al­ter­na­ti­vo ou com­ple­men­tar de aces­so à edu­ca­ção su­pe­ri­or, des­de que exis­ta ade­são por par­te das Ins­ti­tui­ções de Edu­ca­ção Su­pe­ri­or ( IES). A ade­são não su­pre a fa­cul­da­de le­gal con­ce­di­da a ór­gãos pú­bli­cos e a ins­ti­tui­ções de en­si­no de es­ta­be­le­cer re­gras pró­pri­as de pro­ces­so se­le­ti­vo pa­ra in­gres­so na edu­ca­ção su­pe­ri­or”.

Pa­ra se ter uma ideia da im­por­tân­cia des­sa al­ter­na­ti­va pa­ra al­can­çar uma va­ga na uni­ver­si­da­de, 7.603.290 de pes­so­as se ins­cre­ve­ram no Enem de 2017, su­pe­ran­do a es­ti­ma­ti­va do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra ( Inep) de 7,5 mi­lhões de ins­cri­tos. Des­te nú­me­ro, 59,3% já con­cluí­ram o En­si­no Mé­dio, 31,9% com­ple­ta­ri­am o ní­vel es­co­lar em 2017 e 7,8% fi­na­li­za­ri­am pos­te­ri­or­men­te. Na edi­ção de 2018, se­gun­do da­dos do Inep, mais de 5,5 mi­lhões de es­tu­dan­tes ti­ve­ram su­as ins­cri­ções con­fir­ma­das pa­ra re­a­li­zar a pro­va nos di­as qua­tro e 11 de no­vem­bro.

Com a re­for­mu­la­ção da pro­va fei­ta em 2009, cres­ceu o nú­me­ro de fa­cul­da­des que pas­sa­ram a acei­tar o exa­me co­mo meio de in­gres­so em seus cur­sos. Por is­so, quem pres­tou o Enem 2017, con­cor­reu a 239.601 va­gas re­fe­ren­tes à 130 ins­ti­tui­ções pú­bli­cas de En­si­no Su­pe­ri­or, tan­to fe­de­rais quan­to es­ta­du­ais, pa­ra o pri­mei­ro se­mes­tre de 2018. Lem­bran­do que a re­la­ção de quan­ti­da­de de va­gas e ins­ti­tui­ções dis­po­ní­veis é re­a­li­za­da pe­lo Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da ( Si­su), po­den­do ser aces­sa­da em si­su. mec. gov. br.

Nes­ta co­le­ção SUPERGUIA ENEM, pre­pa­ra­mos o con­teú­do ne­ces­sá­rio pa­ra o alu­no que de­se­ja ga­ran­tir uma das 239.601 va­gas dis­po­ní­veis, bus­can­do re­for­çar tu­do aqui­lo que apren­deu em sa­la de au­la ou es­tu­dan­do em ca­sa. Nas pró­xi­mas pá­gi­nas, vo­cê po­de­rá con­fe­rir uma se­le­ção das prin­ci­pais te­o­ri­as ex­pli­ca­das e exer­cí­ci­os co­men­ta­dos por pro­fes­so­res es­pe­ci­a­lis­tas. Ao to­do, são seis apos­ti­las que abran­gem os te­mas tra­ba­lha­dos no Enem: Ci­ên­ci­as Hu­ma­nas e su­as Tec­no­lo­gi­as; Ci­ên­ci­as da Na­tu­re­za e su­as Tec­no­lo­gi­as; Lin­gua­gens, Có­di­gos e su­as Tec­no­lo­gi­as e Ma­te­má­ti­ca e su­as Tec­no­lo­gi­as.

Em ca­da edi­ção vo­cê en­con­tra­rá di­cas es­pe­ci­ais e te­o­ri­as bem ex­pli­ca­das que vão abrir ca­mi­nho pa­ra seu in­gres­so no En­si­no Su­pe­ri­or, ga­ran­tin­do uma po­si­ção de des­ta­que no mun­do pro­fis­si­o­nal. Bons es­tu­dos!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.