4.2. Mo­de­los de de­sen­vol­vi­men­to de pa­rá­gra­fo

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

A lei­tu­ra e a prá­ti­ca ha­bi­tu­al e cons­tan­te são os prin­ci­pais mei­os de o alu­no de­sen­vol­ver su­as ha­bi­li­da­des em com­por pa­rá­gra­fos e, por con­sequên­cia, tex­tos. No en­tan­to, exis­tem téc­ni­cas que po­dem ser­vir de re­fe­rên­cia pa­ra aque­les que pos­su­em di­fi­cul­da­de. Es­sas téc­ni­cas pos­si­bi­li­tam, ain­da, o for­ne­ci­men­to de pa­râ­me­tros pa­ra que o can­di­da­to sai­ba o que é e o que não é um pa­rá­gra­fo bem de­sen­vol­vi­do.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. Sua lei­tu­ra es­cla­re­ce pon­tos es­pe­cí­fi­cos so­bre a pro­va de re­da­ção, além de for­ne­cer ao alu­no, por meio de téc­ni­cas, ca­mi­nhos pa­ra a pro­du­ção de tex­to. A con­sequên­cia é uma no­ta sa­tis­fa­tó­ria e uma va­ga na uni­ver­si­da­de, re­a­li­zan­do, as­sim, o gran­de so­nho de ob­ter um di­plo­ma con­cei­tu­a­do de um cur­so su­pe­ri­or.

f ) De­sen­vol­vi­men­to por cau­sa e con­sequên­cia: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da apre­sen­ta­ção da cau­sa e da con­sequên­cia do que se diz no tre­cho.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. O mal de­sem­pe­nho de gran­de par­te dos alu­nos que se pro­pu­se­ram a fa­zer o tex­to em 2012 le­vou-nos a re­di­gir um li­vro ca­paz de gui­ar os can­di­da­tos, for­ne­cen­do-lhes téc­ni­cas pa­ra fa­zer uma boa re­da­ção. Sua lei­tu­ra, des­sa for­ma, es­cla­re­ce pon­tos es­pe­cí­fi­cos so­bre a pro­va de re­da­ção, além de guiá-los, por meio de téc­ni­cas, pa­ra a con­fec­ção do bom tex­to. A con­sequên­cia é uma no­ta sa­tis­fa­tó­ria e uma va­ga na uni­ver­si­da­de.

g) De­sen­vol­vi­men­to por de­fi­ni­ção: con­sis­te no de­sen­vol­vi­men­to do tó­pi­co fra­sal por meio da apre­sen­ta­ção de uma ou mais de­fi­ni­ções per­ti­nen­tes.

O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. Mas o que se­ria um bom tex­to? É aque­le que obe­de­ce às re­gras gra­ma­ti­cais, mas, além dis­so, apresenta co­e­são, coerência e de­sen­vol­vi­men­to sa­tis­fa­tó­rio do con­teú­do. O bom tex­to se cons­trói, en­tão, com aten­ção e de­di­ca­ção a to­das as nu­an­ces do pro­ces­so re­da­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.