9.2.1. Co­e­são re­fe­ren­ci­al

Superguia Enem - Português e Redação - - Sumário -

A co­e­são re­fe­ren­ci­al es­tá re­la­ci­o­na­da aos pro­ces­sos de subs­ti­tui­ção de pa­la­vras no tex­to, res­pon­sá­vel por evi­tar a re­pe­ti­ção in­de­vi­da. Tex­tos com pa­la­vras re­pe­ti­das de­mons­tram ao cor­re­tor que o alu­no não pos­sui bom vo­ca­bu­lá­rio e que des­co­nhe­ce os pro­ce­di­men­tos re­fe­ren­ci­ais de sua lín­gua. Ve­ja­mos a re­fe­ren­ci­a­ção pro­no­mi­nal e a re­fe­ren­ci­a­ção le­xi­cal.

a) Re­fe­ren­ci­a­ção pro­no­mi­nal: é a re­to­ma­da de pa­la­vras, fra­ses ou pe­río­dos ci­ta­dos an­te­ri­or­men­te por meio do uso de pro­no­mes. Es­se pro­ce­di­men­to re­ce­be o no­me de aná­fo­ra.

[i] O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. Sua lei­tu­ra es­cla­re­ce pon­tos es­pe­cí­fi­cos so­bre a pro­va de re­da­ção, além de for­ne­cer ao alu­no, por meio de téc­ni­cas, ca­mi­nhos pa­ra pro­du­zir com qua­li­da­de. A con­sequên­cia é uma no­ta sa­tis­fa­tó­ria e uma va­ga na uni­ver­si­da­de, re­a­li­zan­do, as­sim, o gran­de so­nho de ob­ter um di­plo­ma con­cei­tu­a­do de um cur­so su­pe­ri­or. No exem­plo [i], o pro­no­me pos­ses­si­vo “sua” re­to­ma o sin­tag­ma ini­ci­al do tex­to “O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem”, evi­tan­do, as­sim, sua re­pe­ti­ção. Po­de­mos di­zer que o men­ci­o­na­do pro­no­me é um ele­men­to lin­guís­ti­co que se re­fe­re a um ter­mo an­te­ce­den­te, um ana­fó­ri­co, já que re­to­ma uma pa­la­vra es­cri­ta an­te­ri­or­men­te.

b) Re­fe­ren­ci­a­ção le­xi­cal: é a re­to­ma­da de pa­la­vras, fra­ses ou pe­río­dos ci­ta­dos an­te­ri­or­men­te por meio do uso de sinô­ni­mos ou hi­perô­ni­mos.

[ii] O ob­je­ti­vo do ma­nu­al de re­da­ção pa­ra o Enem é for­ne­cer mei­os pa­ra o alu­no con­fec­ci­o­nar um bom tex­to. A lei­tu­ra do li­vro es­cla­re­ce pon­tos es­pe­cí­fi­cos so­bre a pro­va de re­da­ção, além de for­ne-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.